Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Banco do Japão amplia flexibilização monetária
O Banco Central do Japão anunciou nesta quinta medidas para acelerar e ampliar a flexibilização monetária, com o objetivo de alcançar em dois anos a meta de uma inflação de 2%, como se comprometeu o novo presidente da instituição, Haruhiko Kuroda.
Banco do Japão amplia flexibilização monetária
Foto: www.portugues.rfi.fr

O Banco do Japão (BoJ) vai ampliar a série e a quantidade de suas compras de bônus do Estado. Pretende adquirir títulos a prazo mais longo e aumentará a parte de ativos de maior risco (fundos cotados na bolsa e imobiliários), com a intenção de duplicar a totalidade adquirida em dois anos.

"Tomamos as decisões necessárias no momento, mas a economia e as finanças são duas coisas que têm vida e não hesitaremos, no momento correto, em adotar outras medidas consideradas necessárias", afirmou Kuroda em sua primeira entrevista coletiva.

A instituição insiste que esta é uma política de flexibilização monetária "quantitativa e qualitativa".

Os nove membros do comitê de política monetária do BoJ se reuniram na quarta-feira e quinta-feira pela primeira vez sob a presidência de Kuroda, que assumiu o cargo em 20 de março e que prometeu fazer o necessário para tirar o país da deflação, situação que paralisa sua atividade econômica há 15 anos.

O Banco do Japão informou que pretende passar de uma política monetária cujo objetivo é elevar a base monetária de 60 a 70 trilhões de ienes por ano (630 bilhões de dólares a 736 bilhões), ao invés de estimular uma taxa de juros entre 0 e 0,1% por dia, e isto para continuar a flexibilização quantitativa.

A medida foi aprovada por unanimidade, assim como a que pretende aumentar o ritmo de 50 trilhões de ienes por ano de compras de títulos estatais, ampliando a série a todos os vencimentos, inclusive os de 40 anos.

Este novo dispositivo substituirá o programa de compra de ativos estatais que foi adotado há vários anos e ampliado em diversas ocasiões.

"Por isto, o prazo médio dos bônus estatais comprados passará de um pouco menos de três anos atualmente para quase sete anos", destacou o BoJ.

Da mesma maneira, o Banco do Japão decidiu aumentar a compra de títulos de maior risco, como os fundos cotados na Bolsa e os títulos de fundos comuns imobiliários japoneses. O ritmo de compra deverá aumentar de um trilhão de ienes por ano para os primeiros e de 30 bilhões para os segundos.

O Banco se compromete ainda formalmente a "continuar a flexibilização qualitativa e quantitativa com o objetivo de alcançar um índice de inflação de 2% o tempo que for necessário para manter esta meta de maneira estável".

Estas decisões pretendem provocar a redução da taxa de juros sobre os títulos a longo prazo e criar um contexto monetário que facilite os empréstimos de dinheiro aos particulares e às empresas, com o objetivo de estimular o investimento para dinamizar a atividade.

A reunião aconteceu com a presença do ministro da Revitalização Econômica, Akira Amari.
As medidas foram bem recebidas pela Bolsa de Tóquio, que fechou em forte alta de 2,2%.
O iene também registrou desvalorização frente ao dólar e ao euro.

Fonte: www.em.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir