Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Enchentes na Argentina deixam pelo menos 56 mortos; governo
Victoria Blasetti estava assistindo televis�o com o marido na noite de ter�a-feira (2) quando a �gua come�ou a entrar em sua casa em La Plata - cidade argentina a 50 quil�metros da capital, Buenos Aires.
Enchentes na Argentina deixam pelo menos 56 mortos; governo
Foto: diariodigital.sapo.pt

"Em quest�o de minutos, a �gua subiu 80 cent�metros, derrubando m�veis e duas geladeiras", contou Victoria � Ag�ncia Brasil, no dia seguinte. "Em 70 anos de vida, j� vi muita tempestade, mas nenhuma igual a essa. Em poucas horas, La Plata estava inundada".

Era a segunda trag�dia em dois dias: na segunda-feira (1�) � noite, uma forte chuva inundou 11 bairros de Buenos Aires, provocando a morte de oito pessoas. At� a madrugada de hoje (4), as autoridades tinham registrado 48 mortes em La Plata e identificado 24 corpos. Todos eram maiores de 50 anos, com exce��o de um jovem de 21 anos.

A presidenta Cristina Kirchner decretou luto oficial at� sexta-feira (5), e o Papa Francisco enviou mensagem de solidariedade aos seus compatriotas. Ele disse estar "profundamente aflito com a not�cia dos graves danos causados pela chuva torrencial dos �ltimos dias", que resultou na morte de 56 pessoas, e pediu "boa vontade" e caridade com as v�timas.

As duas tempestades surpreenderam as autoridades pelo volume de �gua em pouco tempo. Quase 3 mil pessoas foram retiradas de La Plata, mas muitas tiveram que passar a noite nos telhados e nas �rvores, at� serem resgatadas no dia seguinte: a forte chuva dificultou o trabalho da Defesa Civil, que n�o podia usar helic�pteros nas primeiras horas e s� podia socorrer as v�timas com botes. Em alguns casos, o socorro chegou tarde.

� medida que as �guas come�aram a baixar, nessa quarta-feira (3), a Defesa Civil encontrava mais corpos � muitos deles dentro das casas e dos carros. O governador da prov�ncia de Buenos Aires, Daniel Scioli, anunciou, de manh�, que havia "pelo menos 25 mortos" na "trag�dia sem precedentes". � noite, o n�mero havia praticamente duplicado: as autoridades confirmaram 48 mortes, mas avisaram que as buscas continuam.

"O estranho � que as duas tempestades pegaram todos de surpresa. Como � que o servi�o meteorol�gico foi incapaz de antecipar o diluvio aqui em La Plata, depois da trag�dia que acabava de ocorrer em Buenos Aires?", perguntou o arquiteto Alberto Frankevich, morador do bairro de Tolosa � um dos mais afetados pela enchente. Ele vive a poucos quarteir�es de Of�lia Wilhelm, m�e de Cristina Kirchner que, segundo a presidenta, tamb�m ficou sem g�s, sem luz e �gua.

Cristina visitou La Plata na tarde dessa quarta-feira (3) e prometeu ajuda para refor�ar a seguran�a e evitar saques aos supermercados. Cerca de 400 policiais foram destacados para patrulhar as ruas. Em Buenos Aires, a situa��o � mais tranquila, mas 11 bairros continuam sem luz e mais de 300 mil pessoas foram afetadas pela chuva.

Monica Yanakiew
Correspondente da Ag�ncia Brasil/EBC
Edi��o: Gra�a Adjuto

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir