Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Cientistas encontram primeira evidência de matéria escura no espaço
Uma pesquisa da Estação Espacial Internacional encontrou um excesso de antimatéria nos raios cósmicos do espaço. Esta é a primeira real evidência de matéria escura, mas muito ainda será discutido por astrónomos.
Cientistas encontram primeira evidência de matéria escura no espaço
Foto: diariodigital.sapo.pt

Os resultados foram baseados em 25 mil milhões de eventos, incluindo 400 mil positrões(electrões com carga positiva) com energia entre 0,5 GeV e 350 GeV, captados durante um ano e meio. Esta é a maior colecção de partículas de antimatéria registada no espaço. Os dados indicam aumento na energia dos positrões, mas sem variações significativas no tempo ou direcção.

Estes resultados são consistentes com a ideia de que os positrões são provenientes da aniquilação de partículas de matéria escura no espaço, mas ainda não são suficientemente conclusivos para descartar outras explicações. «Nos próximos meses, o AMS será capaz de dizer com certeza se esses positrões são sinais de matéria escura ou se têm outra origem», explicou Samuel Ting, vencedor do Nobel e porta-voz dos estudos.

A matéria escura é detectada por causar efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas e galáxias, mas nunca foi vista pois não reflecte a luz. É hoje um dos maiores mistérios da física moderna e representa mais de um quarto do Universo, ou 26,8% da sua densidade.

Mas a física do Cern Pauline Gagnon disse, depois de ouvir Ting, que a precisão do AMS poderia tornar possível «ter um primeiro vislumbre da matéria escura muito em breve». «Isso seria incrível, como descobrir um novo continente. Realmente abriria a porta para um mundo totalmente novo», disse Gagnon.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir