Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Dilma prepara nova estatal para cuidar de portos e hidrovias, diz jornal
O governo pode anunciar ainda em 2013 a cria��o de mais uma estatal, com a fun��o de cuidar dos portos fluviais, hidrovias e eclusas do pa�s, segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" desta quinta-feira (4).
Dilma prepara nova estatal para cuidar de portos e hidrovias, diz jornal
Foto: www.dgabc.com.br

A "Hidrobr�s" dever� ficar respons�vel por projetar, construir, operar, manter e restaurar a estrutura de navega��o em rios.

Segundo o jornal, a estatal surge para dar modernizar a gest�o de um setor que opera "muito abaixo de suas possibilidades e do potencial do pa�s".

Caso seja criada, a "Hidrobr�s" teria dupla vincula��o, reportando-se tanto ao Minist�rio dos Transportes quanto � Secretaria de Portos da Presid�ncia (SEP), respons�vel hoje pelos terminais mar�timos.

Hoje, quem cuida do setor � o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), respons�vel tamb�m pela imensa malha rodovi�ria do pa�s. Com isso, segundo especialistas, os portos fluviais e hidrovias acabam ficando em segundo plano.

De acordo com a reportagem, o ex-ministro dos Transportes, Paulo S�rgio Passos, teria afirmado que o objetivo do governo � tirar a estatal do papel ainda este ano. Por�m, a aprova��o final ir� depender do novo ministro dos Transportes, C�sar Borges, que assumiu o cargo nesta quarta-feira (3).

A nova estatal, caso saia realmente do papel, ser� a quinta da presidente Dilma Rousseff em menos de tr�s anos de governo - seu antecessor, Luiz In�cio Lula da Silva, tamb�m criou cinco, mas em oito anos.

Fonte: www.odocumento.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir