Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Chuva em SC causa alagamentos, deslizamentos e deixa desalojados
Uma das regi�es mais atingidas foi o Vale do Itaja�, onde h� desalojados. Cambori� est� com todos os acessos prejudicados e em estado de alerta.
Chuva em SC causa alagamentos, deslizamentos e deixa desalojados
Foto: g1.globo.com

A forte chuva que cai sobre Santa Catarina desde a tarde desta quarta-feira (3) causou alagamentos em v�rias cidades. No Vale do Itaja�, as cidades de Balne�rio Cambori�, Navegantes, Cambori� e Itaja� registraram problemas. Nestas duas �ltimas cidades, diversas pessoas ficaram ilhadas e est�o desalojadas. Na Grande Florian�polis, tamb�m s�o registrados pontos de alagamentos nesta quinta-feira (4).

O munic�pio de Cambori� est� em estado de alerta m�ximo, segundo a prefeita Luzia Coppi Mathias. Todos os acessos da cidade ficaram prejudicados por causa da chuva e o Centro est� completamente alagado. Os bairros Monte Alegre e Santa Regina s�o os que apresentam maior n�mero de ocorr�ncias. Luzia Coppi informou que dezenas de fam�lias ficaram desalojadas na cidade e h� pontos de deslizamentos de barreiras. Um abrigo foi ativado, mas as pessoas ainda buscam a casa de parentes.

Em Itaja�, um abrigo tamb�m foi ativado por causa dos desalojados. A Defesa Civil municipal emitiu alerta �s 3h13 informando que recebeu aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas Naturais (CEMADEN) "de risco muito alto de inunda��o e moderado para movimentos de massa na cidade". A estimativa � que "existam 574 moradias e 2422 pessoas expostas ao riscos de movimentos de massa", segundo o texto publicado no site da Defesa Civil. O comunicado destaca ainda que o Ribeir�o da Canhanduba est� em situa��o de emerg�ncia, enquanto o Ribeir�o da Murta e o Itaja� Mirim, no curso antigo, est�o em situa��o de alerta. O canal retificado do Itaja�-Mirim est� em situa��o de aten��o.

Entre esta quarta-feira (3) e a madrugada de quinta (4), o acumulado da regi�o foi superior a 100 mil�metros, conforme a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros informou que atendeu dezenas de ocorr�ncias de alagamentos. Em v�rios bairros, pessoas precisaram ser resgatadas de dentro de casa porque estavam ilhadas e a �gua subindo rapidamente. No bairro Fazenda, um dos mais atingidos, conforme os Bombeiros, o n�vel da �gua chegou a cerca de um metro. Na manh� desta quinta, equipes da corpora��o se dirigiam para a rua Jo�o Dalmolin, bairro Carvalho, para retirar pessoas ilhadas. Elas moram em uma regi�o ribeirinha. Ainda conforme os Bombeiros, no bairro Nossa Senhora das Gra�as, na regi�o conhecida como Matadouro, h� resid�ncias com risco de deslizamento.

Grande Florian�polis
Na Grande Florian�polis, em Palho�a, parte de um muro caiu sobre a garagem de uma casa, por volta das 5h desta quinta-feira (4), conforme o Corpo de Bombeiros. A fam�lia mora na Rua Navegantes, bairro Passa Vinte, e foi orientada a sair do local porque h� risco de que o restante da estrutura desabe sobre a resid�ncia. A Defesa Civil foi acionada. Na cidade, tamb�m h� v�rios pontos de alagamentos.

Nesta quarta-feira � noite, cinco idosos precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros em S�o Pedro de Alc�ntara. Por volta das 18h, eles estavam passando de carro sobre uma ponte. O ve�culo teve uma pane mec�nica e o rio come�ou a encher rapidamente. Para retirar as pessoas de dentro do autom�vel, os socorristas precisaram caminhar cerca de um quil�metro a p�, pois o caminh�o dos Bombeiros n�o conseguiu chegar ao local.

Em outras cidades da regi�o foram registrados alagamentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, sem maiores preju�zos. A Defesa Civil estadual informou que a chuva deve continuar em Santa Catarina, mas com menor intensidade nesta quinta-feira (4).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir