Categoria Policia  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Polícia do Rio indicia motorista de ônibus e suposto agressor
Delegado indiciou André e Rodrigo por sete homicídios. Eles teriam se envolvido em uma briga antes de acidente na terça-feira.
Polícia do Rio indicia motorista de ônibus e suposto agressor
Foto: g1.globo.com

A polícia do Rio indicou nesta quinta-feira o motorista do ônibus da linha 328 (Bananal/Castelo) André Luiz da Silva Oliveira, de 33 anos, e o universitário, Rodrigo Santos Freire, de 25 anos, pela morte das sete pessoas que estavam no ônibus que caiu de um viaduto na Avenida Brasil na última terça-feira (2). De acordo com o delegado José Pedro, a prisão preventiva ainda será pedida por não haver dúvidas de que a briga foi o motivo do acidente, conforme mostrou o RJTV.

Na manhã desta quinta, o delegado ouviu novamente o depoimento dos feridos do acidente envolvendo no Viaduto Brigadeiro Trompowski, que causou a morte de sete pessoas e deixou outras 10 feridas. Conforme mostrou o Bom Dia Rio, o delegado José Pedro da Costa Silva, da 21ª DP (Bonsucesso), volta a percorrer os hospitais onde as vítimas estão internadas nesta quinta-feira. Ainda segundo o delegado, o motorista e o passageiro envolvidos em uma discussão serão indiciados por homicídio doloso. Para José Pedro, eles assumiram o risco de matar.

Cartão de memória
O delegado disse na tarde desta quarta (3) que o cartão de memória da câmera de segurança do coletivo foi destruída com o impacto. As imagens poderiam comprovar a briga entre o motorista e um passageiro que, segundo testemunhas, teria causado o acidente.

Duas testemunhas, o técnico de informática Nelson Martins e o cozinheiro identificado apenas como Marcelo, reconheceram, no Hospital Miguel Couto, Rodrigo como o agressor de André. Os dois sobreviventes desceram do ônibus momentos antes da queda, quando a discussão já havia começado.

Rodrigo, que é estudante de engenharia da UFRJ e morador da Cacuia, na Ilha, teria dado um chute no rosto e causado desmaio no motorista, após bate-boca iniciado porque o passageiro não conseguiu descer no ponto que desejava, estando atrasado para a aula. Ele está internado com fratura na mandíbula e no quadril, e perdeu parte dos dentes. O motorista está internado no Hospital Getúlio Vargas.

Segundo o delegado, os dois apresentam perda de memória. "Da mesma forma que o motorista, [Rodrigo] não se recorda do que aconteceu, está em estado de choque. Ele não tem a lembrança de ter entrado no ônibus. Eu tenho depoimento de testemunhas que apontam ele como sendo o autor da agressão, por fotografia e por reconhecimento pessoal. As testemunhas o reconheceram sem sombra de dúvida", disse José Pedro.

O motorista, segundo o delegado, também tem culpa por não ter parado no ponto, ter estimulado a briga verbalmente e não ter chamado a polícia quando começou a confusão, assumindo o risco do acidente.

Rodrigo, com uma fratura na mandíbula, não falou muito, segundo José Pedro. "Ele tem conhecimento do que aconteceu porque tem uma televisão no quarto, mas não assume a culpa pelo acidente..

O delegado afirmou ainda que há informações de que o motorista estava em alta velocidade. No entanto, ele ainda espera o resultado da perícia no tacógrafo, que já está com a polícia. O cartão de memória da câmera interna do ônibus foi destruído e não será possível recuperar as imagens, segundo o delegado.

Testemunha dá detalhes
A cabeleireira Conceição Rodrigues Santana, mãe de Amanda Santana Silva, de 19 anos, estudante de farmácia da UFRJ que também está internada no Hospital Getúlio Vargas, contou, pela manhã, ter ouvido da filha que um passageiro teria chutado o rosto do motorista.

A agressão, de acordo com a jovem, ocorreu durante uma discussão e fez com que o motorista perdesse a direção. Outras testemunhas já haviam relatado a briga.

Amanda disse à mãe que um estudante fez sinal para que o motorista parasse em um determinado ponto. Como ele não parou, o jovem teria pulado a catraca e iniciado uma discussão com o condutor. A jovem estava na frente do ônibus e não conhecia o estudante que iniciou a briga.

A garota também contou para a mãe que as pessoas gritaram muito na hora da queda, mas quando o ônibus caiu houve silêncio.

Mortos
As pessoas que morreram foram Marcos do Nascimento, de 42 anos, José de Jesus, de 42 anos, Ângela Maria Reis da Silva, 62 anos, luiz antônio do Amaral, de 41 anos, Francisco Batista de Souza, de 40 anos, Oséas da Silva Cardoso, 39 anos e Luciana Chagas da Silva.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir