Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Registrada como homem, jovem luta para provar que nasceu mulher
Com o nome de Rog�rio Ramos, jovem est� gr�vida do terceiro filho. Mulher diz ter ouvido insinua��es de que era transexual.
Registrada como homem, jovem luta para provar que nasceu mulher
Foto: g1.globo.com

Registrada por engano com o nome de Rog�rio Ramos Nogueira e como sendo do sexo masculino, uma jovem de 24 anos, natural de Rio Branco (AC), tenta provar que n�o nasceu homem. Na busca para tentar corrigir o erro na certid�o, ela diz ter passado por constrangimentos.

Rog�ria nasceu no Hospital Santa Juliana, em mar�o de 1989, mas s� foi registrada aos 4 anos pelo pai, em um cart�rio em Manaus (AM). "O erro foi l�, por isso enfrento tanta burocracia. Mesmo com meu registro de nascida viva comprovando que eu era uma mulher, me registraram com do sexo masculino", conta.

A jovem est� gr�vida do terceiro filho e n�o p�de registr�-los nem casar no civil com o companheiro pela falta de documento de identidade. "Tudo � dif�cil. Quando fui retirar minha identidade pela primeira vez, a mo�a que fazia o atendimento me mandou voltar para casa para buscar a minha certid�o. Ela achou que eu tivesse pego por engano a certid�o de um irm�o homem."

Ao procurar ajuda em um �rg�o p�blico a jovem diz ter sido maltratada por um atendente que insinuou que a mo�a fosse transexual. "Contei meu problema para um atendente e ele zombou da minha cara. Disse que daqui a pouco os homens estavam podendo gerar filhos tamb�m, porque at� �rg�os genitais femininos j� podiam ter", comenta.

Atraso
De acordo com o defensor p�blico Fernando Moraes, que cuida do caso de Rog�ria h� um ano, houve atraso no processo de retifica��o da certid�o por conta da demora das respostas solicitadas ao cart�rio de Manaus. "N�s demos entrada no processo dela sem a certid�o original atualizada, pois ela n�o tinha condi��es de ir a Manaus pegar c�pia desta certid�o e o cart�rio demorou para nos encaminhar", explica.

Ainda segundo Fernando, atualmente o processo est� completo com a documenta��o necess�ria. "Agora estamos mantendo contato com o juiz para agilizar o processo e acreditamos que dentro de dois meses teremos resposta", afirma.

Procurado pelo G1, Wilson dos Santos, escrevente gerente do 7� Cart�rio de Registro Civil de Manaus n�o soube responder o motivo da demora. "� um processo de tr�nsito e n�o est� ao meu alcance informar este motivo. O que posso dizer � que na medida que os of�cios chegam aqui procuramos responder dentro do prazo", diz.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir