Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Facebook anuncia nova tela inicial para o sistema operacional Android
Tela chamada "Home" chegar� para alguns usu�rios a partir de 12 de abril. HTC tamb�m apresentou o primeiro celular a vir equipado com o "Home".
Facebook anuncia nova tela inicial para o sistema operacional Android
Foto: g1.globo.com

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (4) uma nova tela inicial para os celulares equipados com o sistema operacional Android, do Google. Chamada "Home", a nova tela foi apresentada por Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, em um evento na sede da empresa na Calif�rnia. A fabricante taiwanesa HTC tamb�m anunciou o primeiro smartphone a contar com o "Home" instalado e otimizado.

"A tela inicial � a alma do celular", disse Zuckerberg. "Com o �Home�, voc� v� o mundo por meio das pessoas e n�o por meio dos aplicativos. Voc� pode mudar de um post para outro com gestos", acrescentou o executivo. Segundo Zuckerberg, os celulares hoje est�o voltados aos aplicativos e n�o �s pessoas. O "Home" aparece nas telas inicial e de bloqueio dos aparelhos e traz uma maior integra��o entre o celular e a rede social.

A partir de 12 de abril, o "Home" estar� dispon�vel para download gratuito na loja Google Play nos Estados Unidos. Nas pr�ximas semanas, o "Home" chegar� a outros mercados. Ser� poss�vel escolher entre usar o "Home" uma �nica vez, para testar, ou instal�-lo diretamente. O "Home" ainda n�o ser� lan�ado para tablets � deve chegar nos pr�ximos meses. O "Home" vai funcionar nos seguintes dispositivos: HTC One X, HTC One X+, Galaxy S3 e Galaxy Note2. Em breve, tamb�m funcionar� nos aparelhos HTC One e Galaxy S4.

No in�cio da apresenta��o, Zuckerberg deixou claro que o Facebook n�o desenvolveu um smartphone. "Vamos mostrar como voc� pode transformar seu celular Android em um dispositivo mais social", disse. "N�o queremos criar um celular. Mesmo que ele fosse �timo, seria usado apenas por 1% ou 2% dos nossos usu�rios", acrescentou.

Por�m, Peter Chou, presidente-executivo da HTC, apareceu no evento para apresentar o primeiro smartphone a contar com o "Facebook Home" pr�-carregado e otimizado. O aparelho, chamado HTC First, ser� vendido pela operadora AT&T nos Estados Unidos por US$ 100 a partir de 12 de abril. A pr�-venda come�a nesta quinta-feira (4). "� uma �tima oportunidade para deixar o celular e o social ainda mais pr�ximos", disse Chou sobre o smartphone, que vir� em quatro cores. N�o h� previs�o de chegada do aparelho no Brasil.

Recursos:

Feed da capa
Entre as fun��es do "Home" est� o "feed da capa", que permite visualizar o feed de not�cias do Facebook diretamente pela tela inicial do smartphone. Com o "feed da capa", por exemplo, � poss�vel ver uma imagem postada por um amigo e "curtir" o conte�do ao clicar na foto. Esse recurso substitui as telas inicial e de bloqueio do celular. "Trata-se de uma janela onde voc� visualizar� tudo o que est� acontecendo com seus amigos", explica a companhia.

De acordo com o Facebook, imagens como um passeio de amigos ou o almo�o de fam�lia ser�o vistas diretamente no Facebook Home. "Se voc� perdia esses acontecimentos anteriormente, agora eles se tornar�o a parte central e mais importante da experi�ncia proporcionada pelo Home", diz a rede social. "Isso possibilitar� que voc� navegue e veja mais conte�dos, bem como toque duas vezes para curtir algo que esteja visualizando", acrescentou.

�cones de bate-papo
Outro recurso se chama "Chat Heads", que permite ao usu�rio continuar um bate-papo mesmo enquanto estiver usando outros aplicativos. Quando um amigo envia uma mensagem, um �cone aparece com o rosto de quem a enviou. "As mensagens chegar�o at� voc� independentemente do que estiver fazendo � lendo seu e-mail, navegando na internet ou ouvindo m�sica", explica a rede social.

"Quando voc� recebe uma mensagem de uma segunda pessoa, a imagem do rosto dela aparece novamente e voc� pode administrar dois ou mais bate-papos ao mesmo tempo", explica Adam Assari, novo executivo do Android. Como o SMS est� integrado com o Facebook Messenger para Android, os �cones de bate-papo tamb�m incluem as mensagens do Facebook e as de texto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir