Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2013

Bubo Na Tchuto é detido por agentes norte-americanos
Lisboa - O chefe do Estado-Maior da Força Armada da Guiné-Bissau, o contra-almirante Bubo Na Tchuto, um dos militares mais populares do país, foi detido, quinta-feira, por agentes antinarcóticos norte-americanos ao largo de Cabo Verde.
Bubo Na Tchuto é detido por agentes norte-americanos
Foto: diariodigital.sapo.pt

De etnia balanta, José Américo Bubo Na Tchuto, conhecido como general do povo - está nas fileiras das Forças Armadas Revolucionarias do Povo (FARP, designação oficial das forças armadas guineenses), desde de 02 de Maio de 1963.

Participou na luta armada pela independência em todas as frentes de combate, e frequentou, após a independência, um curso militar geral na Ucrânia e um em táticas de fuzileiro em Portugal.

Em 2003, assumiu a liderança da Armada da Guiné-Bissau, onde permaneceu até 2008, quando foi acusado pelo então chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Tagmé Na Waié, de tentativa de golpe de Estado para destituir e prender o então Presidente João Bernardo "Nino" Vieira.


Na sequência destas acusações, Na Tchuto foi suspenso de funções e fugiu para a Gâmbia, onde esteve exilado cerca de dois anos, tendo regressado a Bissau em Dezembro de 2009, refugiando-se nas instalações da ONU na capital guineense.


Saiu a 01 de Abril de 2010, na sequência de uma intervenção militar liderada pelo actual chefe das Forças Armadas, major-general António Indjai, destituindo do cargo Zemora Induta, que foi preso.

Por várias vezes, Bubo Na Tchuto admitiu regressar à chefia da Armada guineense, alegando não ter sido exonerado do cargo e por negar ter alguma vez tentado fazer um golpe de Estado contra o falecido "Nino" Vieira.


Em Junho desse ano, o Tribunal Militar guineense arquivou as acusações contra ele.

Bubo Na Tchuto é apontado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos como o principal narcotraficante na Guiné-Bissau, acusação que o próprio refuta.

Em Abril de 2010, os EUA congelaram os bens de Bubo Na Tchuto e do chefe de Estado-Maior da Força Aérea da Guiné-Bissau, Ibrahima Papa Camará, por "jogarem um papel significativo no tráfico de drogas".

A Guiné-Bissau é apontada em vários relatórios internacionais como um ponto importante de trânsito e de armazenamento de droga sul-americana destinada à Europa.


Fonte: www.portalangop.co.ao
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir