Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2013

Conflito entre refugiados birmaneses mata ao menos 8 na Indonésia
Pelo menos oito refugiados morreram e outros 15 ficaram feridos nesta sexta-feira durante uma briga em um centro de detenção para imigrantes na ilha indonésia de Sumatra, informou a imprensa local.
Conflito entre refugiados birmaneses mata ao menos 8 na Indonésia
Foto: br.noticias.yahoo.com

O conflitou aconteceu entre um grupo de birmaneses budistas e outro de muçulmanos da comunidade rohingya na cidade de Belawan, próxima à cidade de Medan, no noroeste da ilha.

No centro de detenção se encontravam cerca de 100 membros da comunidade rohingya que pedem asilo na Indonésia e 11 budistas acusados de pesca ilegal, segundo apontou a Polícia.

Fontes policiais indicaram que a briga aconteceu como represália por parte dos refugiados rohingya contra os budistas pela violência sectária que sua etnia sofre em Mianmar desde o ano passado e que já causou mais de 150 mortes.

Em torno de 800 mil pessoas da minoria muçulmana rohingya vivem em Mianmar, especialmente no estado de Rakhine, mas as autoridades do país negam sua cidadania por considerá-las imigrantes oriundas de Bangladesh.

Desde meados de 2012, Rakhine é cenário de um violento conflito entre os membros das comunidades budista (majoritária) e muçulmana, que levou aos campos de refugiados mais de 120 mil pessoas, em sua maioria rohingyas.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir