Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 05-04-2013

Arena Fonte Nova é inaugurada com presença da presidente Dilma Rouseff
Estádio baiano foi aberto nesta sexta-feira (5), em Salvador. Estrutura será usada nas Copas das Confederações e do Mundo.
Arena Fonte Nova é inaugurada com presença da presidente Dilma Rouseff
Foto: g1.globo.com

A Arena Fonte Nova, estádio de Salvador construído para a Copa das Confederações, em junho, e para a Copa do Mundo, em 2014, foi oficialmente inaugurada na manhã desta sexta-feira (5), pela presidenta Dilma Rousseff,o governador da Bahia Jaques Wagner e o prefeito da capital, ACM Neto. Os ministros dos Esportes, Aldo Rabelo, do Transporte, César Borges, da Justiça, José Eduardo Cardoso, a secretária para Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Luíza Bairros, além de representantes do Consórcio Arena Fonte Nova, também participaram da cerimônia. Descalça, a presidente deu um chute em uma bola, no meio do campo, que simbolizou a inauguração.

Representantes de movimentos sociais, crianças, operários que trabalharam nas obras da arena e ex-jogadores acompanharam o evento da arquibancada do estádio. Pouco antes do início da inauguração, operários que torcem pelo Bahia vibraram na plateia levantando bandeiras do time e gritando o nome do clube.

Acompanhada do governador da Bahia, e das demais autoridades, a presidenta visitou as instalações do estádio, como vestiários, restaurante e depois seguiu para o gramado.

Em seguida, a cerimônia foi oficialmente aberta com o Hino Nacional, entoado pela cantora Wil Carvalho. A primeira mulher a trabalhar nas obras de construção da Arena Fonte Nova, Flor, entregou uma rosa de metal a Dilma Rousseff durante o evento. Logo depois, a presidenta falou sobre a importância do estádio para o estado. A capital baiana é a terceira cidade-sede dos jogos da Copa a entregar o estádio. O primeiro foi a Arena Castelão, em Fortaleza, e o segundo o Mineirão, em Belo Horizonte.

Ao lado de fora da Arena, cerca de 20 baianas de acarajé realizaram uma manifestação pacífica em prol da liberação do comércio das baianas dentro do equipamente e no entorno. De acordo com normas gerais da FIFA, dentro de um raio de 2km dos estádios da Copa é proibido o comércio ambulante.

Estrutura
Foram dois anos e oito meses, contados desde a implosão da antiga Fonte Nova, até a inauguração da Arena. Cerca de quatro mil pessoas trabalharam nas obras durante esse período. Inicialmente, o estádio deveria ser entregue em dezembro de 2012.

Após um novo prazo, a data passou para 28 de março. A arena foi entregue simbolicamente pelo Consórcio responsável pelas obras ao Governo do Estado no dia 8 março.

O estádio foi entregue com capacidade de 50 mil torcedores na arquibancada fixa. A estrutura móvel, que será usada apenas para eventos da Fifa, terá capacidade para 5 mil pessoas. Essa fase da obra precisa ser concluída até o dia 29 de maio, quando a Fifa assume a Arena Fonte Nova.

A estrutura tem ainda restaurantes e estacionamento com capacidade para duas mil vagas.

Ba-Vi
A Arena Fonte Nova será aberta para jogos com o maior clássico do futebol do nordeste, no domingo (7). Bahia e Vitória se enfrentam pelo Campeonato Baiano, às 16h. Os ingressos para a partida estão esgotados.

Antes do jogo, artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Margareth Menezes, Márcia Short, Mariene de Castro e Dan Miranda, vocalista da banda Filhos de Jorge, e Olodum farão uma festa para os torcedores preseentes no estádio. O evento está marcado para começar às 14h30. O espetáculo será dirigido por Fábio Almeida e terá direção artística de Elísio Lopes. A execução do Hino Nacional ficará a cargo da banda Olodum e o ator baiano Fábio Lago será o mestre de cerimônia. Os portões serão abertos às 11h30.

Venda de ingressos
Na sexta-feira (29) (30), a Polícia Militar usou bomba de efeito moral e gás lacrimogêneo após uma confusão entre torcedores do Esporte Clube Bahia, na fila para venda de ingressos na Arena Fonte Nova.

Desde a noite de quinta-feira (28), torcedores se concentraram no entorno da Arena Fonte Nova para comprar os ingressos do clássico Ba-Vi, que vai inaugurar o novo estádio no dia 7 de abril. Segundo a Polícia Militar, houve seis feridos leves, que foram encaminhados ao hospital para atendimento. Ninguém foi detido.

A confusão ocorreu pouco depois das 10h, quando a bilheteria foi aberta. Algumas pessoas chegaram a desmaiar no local. A PM informou que a confusão foi registrada apenas na concentração do Esporte Clube Bahia. Na ocasião, operários da Arena foram flagrados vendendo ingressos.


Arena Fonte Nova no fim de fevereiro. (Foto: Elói Corrêa / Governo da Bahia / Divulgação)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir