Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-04-2013

Fidel Castro avisa Pyongyang a não ir pelo caminho da guerra
O antigo número um do regime cubano Fidel Castro, que tem 86 anos e transmitiu o poder ao seu irmão Raul em 2006 devido a graves problemas de saúde, rompeu um silêncio de nove meses para aconselhar moderação ao regime de Pyongyang.
Fidel Castro avisa Pyongyang a não ir pelo caminho da guerra
Foto: br.noticias.yahoo.com

Num momento em que a tensão aumenta de dia para dia na península coreana e um dia depois da Coreia do Norte ter avisado as embaixadas estrangeiras no seu território de que não vai garantir a sua segurança em caso de guerra, Fidel Castro aconselhou o jovem líder norte-coreano Kim Jong-un a não ir por aí.

Num artigo de opinião publicado este sábado no jornal oficial Granma e em outros media cubanos, Fidel aconselha a Coreia do Norte a evitar a guerra, considerando que as tensões actuais na península coreana representam um dos "mais sérios riscos" de um conflito nuclear depois da crise dos mísseis em Cuba, em 1962.

"Agora que a Coreia do Norte demonstrou as suas proezas técnicas e científicas, relembramos-lhe os seus deveres para com outros países que foram seus grandes amigos e dizemos que seria injusto esquecer que uma guerra dessas afectaria mais de 70% da população mundial", escreveu Fidel Castro.

Para o veterano líder cubano a situação actual é "incrível e absurda".

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir