Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 06-04-2013

Estudo revela que Microsoft pode se tornar irrelevante em 4 anos
A Microsoft corre o risco de se tornar uma companhia irrelevante no setor de tecnologia daqui a quatro anos, aponta um estudo do Gartner divulgado na quinta-feira.
Estudo revela que Microsoft pode se tornar irrelevante em 4 anos

A �nica sa�da, segundo o relat�rio, seria ganhar mercado com tablets e smartphones, uma vez que o segmento de PCs est� em franco decl�nio.

A pesquisa indica que cada vez mais as pessoas usar�o os tablets como seu principal computador pessoal, e tamb�m que os aparelhos Android - sistema operacional m�vel do Google - v�o superar os equipamento Windows - m�veis, desktops e notebooks - at� 2017.

A venda de equipamentos com sistemas da Microsoft, daqui a quatro anos, ser� quase equivalente, em percentual, � de iPhones e iPads da Apple - algo que n�o corre desde os anos 1980, quando as hoje gigantes inauguraram o mercado de computa��o pessoal.

A partir de 2015, segundo o Gartner, a comercializa��o de tablets e smartphones vai superar a de computadores pessoais desktop e notebooks. Assim, o Android e o iOS, sistema operacional m�vel da Apple, tornam-se os principais SOs do mercado. O Android, por exemplo, estar� em mais de um bilh�o de dispositivos j� em 2014.

"Vencer no segmento de tablets e telefones � critico para que (a Microsoft) permane�a relevante", avalia a analista Carolina Milanesi, do Gartner. O estudo refor�a que a tend�ncia � que aparelhos ultraport�teis como o Surface Pro e ultrabooks finos e leves ganhem espa�o nos pr�ximos anos, � medida que os usu�rios buscam mais mobilidade.

Mais que hardware, uso
Carolina refor�a que a mudan�a do hardware vai al�m dos equipamentos e perpassa a quest�o do software tamb�m. "O que acontece quando o Office n�o for a melhor forma de ser produtivo no trabalho?", aponta. O Office corresponde a quase metade do lucro com licen�as em cada PC vendido com o Windows.

A analista ainda destaca a quest�o da integra��o de dispositivos. "O Android vai chegar a volumes tr�s vezes maiores que o Windows. Do ponto de vista do consumidor, a quest�o passa a ser: que programa voc� quer usar para ter o mais alcance entre seus dispositivos?", aponta.

Outro ponto crucial em rela��o aos rumos da tecnologia � em rela��o ao tipo de mudan�a que a escolha de um ou outro aparelho pessoal de computa��o representa. "Muita gente acha que essa mudan�a � a mesma de quando as pessoas sa�ram de desktops para laptops.

Mas isso est� errado. O laptop era mais m�vel do que o desktop, mas com o tablet ou o smartphone h� maior ades�o � nuvem para compartilhamento de arquivos e para acesso a conte�dos", comenta.

"Al�m disso, � mais desenvolvida em dire��o ao consumo de conte�do do que � produ��o. Todos esses fatores far�o o consumidor olhar para o sistema operacional e para o que os aplicativos lhe oferecem", continua Carolina. Ela ainda destaca que em mercados emergentes, isso j� acontece, pois quem est� para adquirir o primeiro eletr�nico do g�nero n�o opta por um PC, mas por um tablet.

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir