Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-04-2013

Bloqueio norte-coreano a complexo industrial paralisa empresas
Ao todo, 13 empresas paralisaram atividades ap�s restri��o de acesso. H� seis dias a Coreia do Norte impede a entrada de funcion�rios na �rea.
Bloqueio norte-coreano a complexo industrial paralisa empresas
Foto: g1.globo.com

Um total de 13 empresas cessou suas opera��es no complexo industrial de Kaesong, �nico projeto em vigor entre as duas Coreias, por causa da restri��o de Pyongyang ao acesso de funcion�rios sul-coreanos, informou nesta segunda-feira (8) o Minist�rio da Unifica��o de Seul, segundo a ag�ncia EFE.

O Minist�rio comunicou que nesta segunda outras nove empresas se somaram �s quatro que j� haviam suspendido seus trabalhos durante o fim de semana devido � falta de provis�es e outros problemas acumulados desde quarta-feira (3), quando a Coreia do Norte decidiu unilateralmente cortar o acesso de pessoas e ve�culos � regi�o.

Hoje foi o sexto dia no qual funcion�rios vindos da Coreia do Sul n�o puderam entrar em Kaesong. A sa�da dos trabalhadores, no entanto, ainda � permitida. De acordo com a EFE, ao longo desta segunda-feira, 39 trabalhadores sa�ram da Coreia do Norte e voltaram para suas cidades de origem. Agora, restam menos de 500 sul-coreanos no complexo industrial.

Uma porta-voz do Minist�rio da Unifica��o confirmou � Ag�ncia EFE que a pasta, encarregada das rela��es de Seul com o Norte, continuar� comunicando a cada manh� o n�mero de retornos de sul-coreanos atrav�s da zona desmilitarizada (DMZ).

A ag�ncia sul-coreana "Yonhap", por sua vez, divulgou hoje que a equipe m�dica de 10 pessoas, que atende funcion�rios sul-coreanos em Kaesong, deixou o complexo no s�bado, cruzando a fronteira.

Um total de 123 empresas sul-coreanas fabrica produtos no complexo com a m�o-de-obra barata de 54.000 trabalhadores norte-coreanos.

Geralmente v�rias centenas de funcion�rios da Coreia do Sul v�o diariamente a Kaesong, um projeto aberto em 2004 a partir de um acordo entre as duas Coreias.

Apesar das diversas crises pol�ticas vividas pelas Coreias desde ent�o, o bloqueio ao acesso ao complexo industrial durante seis dias � um fato sem precedentes, j� que o Norte s� proibiu a entrada uma vez, em 2009, durante apenas um dia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir