Categoria Policia  Noticia Atualizada em 08-04-2013

Menor suspeito de participar de estupro de turista é apreendido no Rio
Jovem estava em abrigo na Central do Brasil. Ele foi transferido para o Centro de Triagem, na Ilha do Governador.
Menor suspeito de participar de estupro de turista é apreendido no Rio
Foto: g1.globo.com

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) apreendeu neste sábado (6) um jovem suspeito de atacar um casal de turistas estrangeiros no sábado (30), segundo informações da Polícia Civil. Outros três homens que participaram do crime já estão presos. O casal ficou em poder dos criminosos por seis horas; o rapaz foi espancado com a chave a roda do veículo e a mulher foi estuprada. De acordo com os agentes, o crime ocorreu logo depois que os estrangeiros embarcaram na van em Copacabana, na Zona Sul, para ir à Lapa, no Centro.

O adolescente, que é suspeito de ter participado do roubo e estupro, estava em um abrigo na Central do Brasil, no Centro da cidade. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) repassou as informações sobre o menor durante a semana à DPCA e ele foi identificado. O jovem foi encaminhado para o centro de triagem na Ilha do Governador.

Os três suspeitos presos, Jonathan Froudakis de Souza, de 19 anos, o "Gordinho", Wallace Aparecido Souza Silva, de 21, o "Cachorrão" ou "Tarugo", e Carlos Armando Costa dos Santos, também de 21, o "Baby", foram indiciados por estupro, corrupção de menores e roubo.

Entenda o caso
Os criminosos obrigaram os outros passageiros da van a descerem no Aterro do Flamengo e seguiram para Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana. No caminho, eles pararam em postos de gasolina, onde utilizaram cartões das vítimas para sacar dinheiro e compraram bebidas e energéticos.

Após o cartão do rapaz ser bloqueado, os criminosos voltaram para Copacabana, onde a jovem buscou no apartamento em que morava outros cartões. Em seguida, a van seguiu novamente para São Gonçalo, onde moram dois dos suspeitos.

Durante todo o trajeto, o rapaz foi espancado com a chave de roda da van, enquanto a namorada foi estuprada por três criminosos. Somente cerca de seis horas depois, o casal foi abandonado em Itaboraí, na Região Metropolitana.

Os estrangeiros procuraram a polícia assim que foram liberados. Os policiais iniciaram as investigações e conseguiram prender os suspeitos em casa, em São Gonçalo.

Imagens
Foram divulgadas imagens dos suspeitos abastecendo o veículo em um posto de gasolina de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, na madrugada de sábado. De acordo com policiais, a turista e o namorado estavam sob poder dos criminosos no momento que as imagens foram gravadas.

O namorado da vítima, também estrangeiro, estava no veículo, foi algemado, espancado com uma barra de ferro e roubado, assim como a mulher. Os dois foram liberados pelos criminosos em Itaboraí, na Região Metropolitana, após passarem cerca de seis horas em poder dos bandidos, da 0h às 6h. A identidade das vítimas não foi divulgada pela polícia.

"Eles se revezavam no motorista, na condução do veículo enquanto os outros dois atrás praticavam o crime de estupro e a violência contra o namorado da vítima com o veículo em movimento", conta o delegado assistente da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), Rodrigo Brant.

Outra vítima
Segundo o delegado Alexandre Braga, titular da Deat, uma outra jovem reconheceu os suspeitos ao ver a reportagem no G1 publicada na noite de sábado. Segundo a mulher, que é brasileira, a mesma situação aconteceu com ela uma semana antes, no sábado (23). Os policiais a pegaram em casa e ela fez o reconhecimento oficial dos dois na delegacia.

"Ela deu detalhes muito precisos do físico dos dois, como tatuagens, corte de cabelo, cor e altura. Eles também passaram basicamente pelos mesmos lugares. Ela também pegou a van em Copacabana, ia para o Centro do Rio, quando os suspeitos anunciaram um assalto, mandaram todos os passageiros descer e roubaram e estupraram a vítima, que foi abandonada em Niterói. Um dos suspeitos confessou os crimes e falou da participação dos outros dois suspeitos. O outro preso negou a violência sexual.

O delegado disse não ter dúvidas quanto a participação dos três suspeitos nos casos de violência sexual contra a brasileira e os estrangeiros. Segundo Braga, eles vão responder pelos crimes de estupro, roubo com três causas de aumento de pena — utilização de arma (eles usaram uma barra de ferro para espancar o rapaz), concurso de pessoas (quando há mais de uma pessoa praticando um crime) e privação de liberdade das vítimas por período relevante de tempo — e corrupção de menores. Segundo as vítimas, um menor de idade, que desceu no meio do caminho, trabalhava como cobrador da van. As penas somadas podem chegar a 29 anos de prisão.

O caso da brasileira foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, na Região Metropolitana, onde a vítima foi abandonada pelos suspeitos. Os dois casos serão investigados pela Deat.

Nenhum dos três suspeitos tinha antecedentes criminais, segundo a Polícia Civil.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir