Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-04-2013

Margaret Thatcher morre na Inglaterra
Primeira mulher premi� do Reino Unido ficou no poder durante 11 anos. Ela era chamada de "Dama de ferro" devido ao estilo autorit�rio da pol�tica.
Margaret Thatcher morre na Inglaterra
Foto: g1.globo.com

Morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos Margaret Thatcher, primeira mulher a se tornar primeira-ministra brit�nica, cargo no qual ficou por tr�s mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. Ela foi uma das figuras dominantes na pol�tica inglesa no s�culo XX e o seu "thatcherismo" ainda influencia pol�ticos at� hoje.

Thatcher n�o falava em p�blico desde 2002, quando os m�dicos desaconselharam a presen�a diante de audi�ncias ap�s uma s�rie de pequenos derrames que deixaram como sequela confus�es ocasionais e perdas de mem�ria.

A filha Carol escreveu em suas mem�rias, publicadas em 2008, que nos piores momentos Thatcher tem dificuldades para terminar as frases e esquece que o marido, Denis, faleceu em 2003.

Vida
Margaret Hilda Roberts nasceu em 13 de outubro de 1925 em Grantham, Lincolnshire. Seu pai era pastor e membro do conselho da cidade.

Ela estudou qu�mica na Universidade de Oxford, onde presidiu a tradicional Associa��o Conservadora, composta por alunos. Ela estudou direito enquanto trabalhava e se formou advogada em 1954.

Em 1951, se casou com Denis Thatcher, um rico homem de neg�cios, com quem teve dois filhos g�meos, Carlo e Mark.

Carreira pol�tica
Thatcher se tornou membro do Partido Conservador no Parlamento de Finchley, ao norte de Londres, em 1959, onde cumpriu mandato at� 1992. Seu primeiro cargo parlamentar foi ministra-assistente para previd�ncia no governo de Harold Macmillan.

De 1964 a 1970, quando o partido Trabalhista assumiu o poder, ela ocupou diversos cargos no gabinete de Edward Heath. Heath se tornou primeiro-ministro em 1970 e Thatcher, sua secret�ria de Educa��o.

Durante o per�odo na pasta, ela aumentou o or�amento da educa��o no pa�s, mas foi criticada por abolir o leite que era gratuito em escolas para crian�as. A medida pol�mica lhe deu o apelido de "Thatcher the Milk Snatcher", algo como "Thatcher a Ladra de Leite".

Ap�s os conservadores sofrerem nova derrota, em 1974, Thatcher concorreu com Heath pela lideran�a do partido e, para surpresa de muitos, venceu a indica��o. Em 1979, o Partido Conservador venceria as elei��es gerais e ela se tornaria primeira-ministra, aos 54 anos.

�Thatcherismo�
Com ideias arrojadas criou uma nova express�o no dicion�rio ingl�s: "thatcherismo", que significa liberdade de mercado, privatiza��es, menos interven��o do governo na economia e mais rigor no tratamento com os sindicatos trabalhistas. Suas pol�ticas conseguiram reduzir a infla��o, mas o desemprego aumentou dramaticamente.

A vit�ria na guerra pelas Ilhas Malvinas, em 1982, e uma oposi��o rachada ajudaram Thatcher a conquistar uma nova vit�ria nas elei��es de 1983. Em 1984, ela escapou por pouco de um atentado do IRA (o Ex�rcito Republicano Irland�s), que instalou um carro-bomba numa confer�ncia do Partido Conservador em Brighton.

Thatcher cultivou uma rela��o muito pr�xima e pessoal com o ent�o presidente dos EUA, Ronald Reagan, baseada na desconfian�a de ambos com o comunismo e na ideologia de uma economia de mercado livre. Nesta �poca, recebeu o apelido de "Dama de Ferro" dos sovi�ticos. Ela saldou com entusiasmo a chegada ao poder do reformista sovi�tico Mikhail Gorbachev.

Nas elei��es de 1987, Thatcher ganhou um in�dito terceiro mandato. Mas suas pol�ticas controversas, como a ado��o de novos impostos e a oposi��o a qualquer integra��o mais pr�xima com a Europa, levaram sua popularidade a cair para o n�vel mais baixo desde que ela havia assumido o poder, em 1979.

A pol�tica interna da primeira-ministra come�ava a fracassar. Com a infla��o alta, o pa�s caminhava para a recess�o e sua lideran�a come�ou a ser questionada dentro do pr�prio Partido Conservador. Em novembro de 1990, ela concordou em renunciar ao cargo e � lideran�a do partido, sendo substitu�da por John Major.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir