Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-04-2013

Bersani vai encontrar Berlusconi, mas rejeita "grande coalizão"
Bersani conquistou a maioria na Câmara dos Deputados mas não no Senado, o que lhe teria permitido formar um governo. Até agora ele recusou apelos de Berlusconi por uma "grande coalizão" entre as duas forças rivais.
Bersani vai encontrar Berlusconi, mas rejeita
Foto: www.jn.pt

O líder da centro-esquerda italiana, Pier Luigi Bersani, confirmou nesta terça-feira uma reunião em breve com seu rival de centro-direita Silvio Berlusconi, mas deu poucas esperanças de um avanço no impasse político que perdura desde a eleição inconclusiva de fevereiro.

Ele disse que iria encontrar Berlusconi em "algum momento nos próximos dias" para discutir a eleição do próximo presidente da Itália, um processo que envolve as duas Casas do Parlamento, bem como representantes das regiões italianas, e que começa em 18 de abril.

No entanto, Bersani se mostrou irredutível em sua rejeição aos apelos de Berlusconi para compartilhar o poder em uma "grande coalizão", dizendo que o líder de centro-direita demonstrou durante o governo tecnocrata de Mario Monti não ser digno de confiança. "Quando eu encontrar com ele, vou dizer: Nós não esquecemos. Nós conhecemos você, mesmo se você tentar se disfarçar", disse ele à televisão estatal RAI.

O comentário ressalta o quanto está travado o impasse entre as duas principais forças no Parlamento mais de 40 dias após a eleição que não deixou nenhum partido em condições de formar um governo.

A outra força principal, o Movimento 5 Estrelas liderado pelo ex-comediante Beppe Grillo, recusou qualquer aliança com ambos os grandes partidos, os quais culpa pela profunda crise social e econômica da Itália.

O impasse deve complicar a eleição para o sucessor do presidente Giorgio Napolitano, cujo mandato termina em 15 de maio. A votação é vital, porque com o seu mandato prestes a expirar, Napolitano já não tem o poder de dissolver o Parlamento e convocar novas eleições, e caberá a seu sucessor encontrar uma saída para o impasse.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir