Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-04-2013

Brasileiros cruzam a fronteira com a Argentina para contrabandear tomate
Em algumas cidades do Paran�, o pre�o do quilo do produto passa de R$ 8. Minist�rio da Agricultura diz que, sem documentos, compra � contrabando.
Brasileiros cruzam a fronteira com a Argentina para contrabandear tomate
Foto: g1.globo.com

Com o aumento recorde no pre�o do tomate, alguns consumidores de Foz do Igua�u, no oeste do Paran�, t�m cruzado a fronteira para comprar o produto na Argentina. Nos supermercados, o consumidor paga menos da metade do valor brasileiro. No Paran�, por exemplo, em algumas cidades, o quilo passa de R$ 8.

A alta no pre�o em todo o pa�s se deve aos efeitos clim�ticos, por conta das chuvas que afetam as planta��es. De acordo com o estudo do Departamento Intersindical de Estat�stica e Estudos Socioecon�micos (Dieese), divulgado nesta segunda-feira (8), de 18 capitais pesquisadas, o tomate, no varejo, teve alta em 12 em mar�o. Curitiba teve uma oscila��o de 2,86%.

Nos mercados de Porto Igua�u, na Argentina, a procura dos brasileiros por tomate aumentou tanto que ningu�m mais encontra o produto para comprar. "A gente veio rapidamente comprar porque a gente sempre est� na Argentina. Ent�o, tem que aproveitar o pre�o", disse o webdesigner Marlon Brol.

No entanto, as autoridades do Brasil orientam para os riscos de cruzar a fronteira transportando tomate, pois podem perder a carga. "Esse tomate tamb�m n�o pode entrar porque n�o est� sendo feita uma exporta��o, n�o tem certificado sanit�rio nacional. Est� sendo contrabandeado", alertou o chefe do Minist�rio da Agricultura Ant�nio Garcez.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir