Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-04-2013

Hollande quer erradicar paraísos fiscais
O presidente francês François Hollande afirmou nesta quarta-feira que é necessário "erradicar" os paraísos fiscais "na Europa e no mundo", ao anunciar uma série de medidas para lutar contra os crimes financeiros.
Hollande quer erradicar paraísos fiscais
Foto: br.noticias.yahoo.com

Após o conselho de ministros, e em um contexto de tempestade política causada na França pelo escândalo Jérôme Cahuzac (ex-ministro do Orçamento indiciado por ter uma conta não declarada no exterior), Hollande afirmou que os "bancos franceses deverão publicar a cada ano a lista de todas as agências em todas as partes do mundo, país por país".

Também deverão publicar "a natureza de suas atividades", completou.

O presidente francês também anunciou a "criação de uma promotoria financeira, com competência nacional, que poderá atuar nos casos de corrupção e de grandes fraudes fiscais".

Paralelamente, as regras que administram o patrimônio dos políticos que ocupam cargos públicos serão "totalmente revisadas", disse.

Será criada uma autoridade "totalmente independente" que "controlará o patrimônio e os eventuais conflitos de interesses" dos ministros, parlamentares e prefeitos, completou o presidente.

Os ministros devem publicar suas declarações de patrimônio até o dia 15.

"Os paraísos fiscais devem ser erradicados na Europa e no mundo, porque esta é a condição para preservar o emprego", disse Hollande, antes de ressaltar que não hesitará em "considerar como paraíso fiscal todo país que se negue a cooperar plenamente com a França".

Ao mencionar o caso Cahuzac, a respeito do qual afirmou ter ficado "ferido", Hollande disse que a conduta do ex-ministro é "contrária a todas minhas concepções pessoais, minhas exigências políticas, meus compromissos".

"Não se pode deixar este assunto sem uma resposta à altura do dano causado", afirmou.

Fonte: www.istoedinheiro.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir