Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-04-2013

OMC reduz previsão de crescimento do comércio global em 2013
GENEBRA, 10 Abr (Reuters) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) cortou sua previsão de crescimento do comércio global em 2013 nesta quarta-feira, e afirmou que teme um aumento do protecionismo.
OMC reduz previsão de crescimento do comércio global em 2013
Foto: br.noticias.yahoo.com

A OMC reduziu sua projeção de crescimento para 3,3 por cento ante 4,5 por cento anteriormente, além de informar que em 2012 o comércio avançou apenas 2,0 por cento, menor alta anual desde o início dos registros em 1981 e o segundo mais fraco registrado depois de 2009, quando o comércio encolheu.

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, alertou que 2013 pode se mostrar pior do que o esperado, especialmente por causa dos riscos da crise da zona do euro, e que os países podem tentar restringir o comércio ainda mais numa tentativa desesperada de estimular o crescimento.

"A ameaça de protecionismo pode ser maior agora do que em qualquer época desde o início da crise, uma vez que outras políticas para restaurar o crescimento foram feitas e não deram certo", disse ele.

Lamy, que irá deixar o cargo no fim de agosto neste ano, classificou taxa de crescimento de 2012 como "moderada".

Apesar da expectativa de acelerar o comércio neste ano e uma previsão preliminar de um crescimento de 5,0 por cento em 2014, espera-se que os aumentos anuais fiquem abaixo da tendência histórica do crescimento de longo prazo, que foi de 6 por cento durante os 20 anos que precederam a crise financeira, mas agora permanece em 5,3 por cento.

"Tradicionalmente, nós calculamos o aumento do comércio em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em uma proporção de 2 para 1. Neste ano, estava em 1 para 1 e nós esperamos ver essa relação se restabelecer por si só", disse o economista-chefe da OMC, Patrick Low.

As previsões da OMC são baseadas no crescimento do PIB global de 2,1 por cento em 2013, uma estimativa de consenso que a OMC informou não ter mudado desde 2012.

"Os riscos para a previsão estão firmemente enraizados no aspecto negativo e estão muito ligados à crise da dívida soberana na Europa", informou a OMC em comunicado.

(Reportagem de Tom Miles)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir