Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-04-2013

Gays enfrentam dilemas para se assumir em um Brasil "polarizado"
A decis�o da cantora baiana Daniela Mercury de assumir um relacionamento afetivo com uma mulher trouxe � tona um dilema enfrentado pelos gays brasileiros atualmente.
Gays enfrentam dilemas para se assumir em um Brasil
Foto: noticias.terra.com.br

Se por um lado mudan�as recentes criaram um ambiente mais aberto para que homossexuais possam "sair do arm�rio", por outro, a sociedade brasileira vive hoje um cen�rio de crescente polariza��o sobre o assunto.

O quadro atual inclui a conquista de direitos pelos gays, como a decis�o do STF que aprovou a uni�o civil est�vel, e a mobiliza��o dos movimentos LGBT (L�sbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) para mant�-los e ampli�-los. Mas h� tamb�m confrontos acirrados com grupos religiosos e uma preocupa��o cada vez maior com ataques homof�bicos em todo o Pa�s, que matam uma pessoa a cada 26 horas - segundo o Relat�rio de Assassinato de LGBT de 2012, publicado pelo Grupo Gay da Bahia.

Lideran�as de movimentos gays apontam que parte deste momento de tens�o na sociedade brasileira se intensificou com a elei��o do deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) - acusado de homofobia - para presidir a Comiss�o de Direitos Humanos e Minorias do Congresso (CDHM). A posse de Feliciano no cargo desencadeou uma s�rie de protestos.

O acirramento do debate, no entanto, � visto como consequ�ncia natural do processo democr�tico, na vis�o dos entrevistados pela BBC Brasil. "� natural que quanto mais direitos a comunidade LGBT obtenha e mais a sociedade avance, maior seja tamb�m o extremismo dos que s�o contra", diz Rafael Puetter, ativista baseado no Rio de Janeiro conhecido por seus v�deos em que seu personagem "Rafucko" satiriza a "ditadura gay" - regime que, segundo algumas lideran�as evang�licas, os homossexuais estariam tentando implementar no Brasil. "A discuss�o est� num ponto muito nervoso no pa�s nesse momento", diz ela.

Aos 27 anos, Rafael representa a gera��o atual, que faz quest�o de defender seus direitos. Seu blog e suas manifesta��es j� foram alvo de reportagens no Jornal do Brasil e na Folha de S. Paulo. No Twitter, ele j� tem quase 9 mil seguidores, e no Facebook, mais de 5 mil.

A opini�o do carioca � partilhada pelo jornalista Julio Wiziack, 39 anos, autor do livro Abrindo o Arm�rio: Encontrando uma Nova Maneira de Amar e Ser Feliz, que reconta suas experi�ncias ao se declarar abertamente gay. "Eu ainda estou com d�vida se o surgimento de Marco Feliciano � bom ou ruim, porque nunca se falou tanto da comunidade gay no Pa�s. O confronto � inevit�vel, e � dif�cil prever o que vai sair da�, mas acho que n�o h� como avan�ar sem termos esse confronto, que pode ter um saldo muito positivo", diz.

"Hoje em dia, � muito mais f�cil se assumir abertamente gay, e creio que n�o h� espa�o para retrocesso. A abertura � irrevers�vel e acho que n�o est� em risco. (...) Antes n�o havia confronto porque todo mundo estava dentro do arm�rio", avalia.

Daniela Mercury assume relacionamento com mulher
Foi exatamente neste cen�rio de pol�mica que Daniela Mercury publicou, na semana passada, uma s�rie de fotos em sua conta na rede social Instagram, tornando p�blico seu relacionamento com a jornalista Malu Vi�osa: "Malu agora � minha esposa, minha fam�lia, minha inspira��o pra cantar".

Dias antes, diversas celebridades j� haviam engrossado a lista dos que protestam contra o deputado Marco Feliciano. A atriz Fernanda Montenegro, 83 anos, beijou a colega Camila Amado, 77 anos, na boca, durante a entrega de um pr�mio teatral, e os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergale protagonizaram manifesta��o semelhante.

Mas a cantora foi a primeira figura de destaque nacional a mencionar o parlamentar ao tomar uma decis�o deste porte. "Eu comuniquei meu casamento com Malu para tratar com a mesma naturalidade que tratei outras rela��es. � uma postura afirmativa da minha liberdade e uma forma de mostrar minha vis�o de mundo. Numa �poca em que temos um Feliciano desrespeitando os direitos humanos, grito o meu amor aos sete ventos. Quem sabe haja ainda alguma lucidez no Congresso Brasileiro!", disse em um comunicado.

Em entrevista ao Fant�stico, programa da TV Globo, Daniela disse que "n�o foi por causa dele (Marco Feliciano) que fiz isso, mas fico muito feliz que essa minha necessidade pessoal tenha coincidido com esse momento em que isso se faz t�o necess�rio para o Brasil. (...) N�o gosto de r�tulos, mas estou nessa luta, na luta da comunidade LGBT, sem d�vida".

"Momento contradit�rio"
Luiz Mott, antrop�logo e fundador do Grupo Gay da Bahia, que h� mais de tr�s d�cadas integra o movimento LGBT no Brasil, diz que o Pa�s vive um momento "extremamente contradit�rio" e que o cen�rio para os 20 milh�es que integram a comunidade e s�o cerca de 10% da popula��o ainda � incerto. "Do lado cor de rosa, abrigamos a maior parada gay do mundo, temos a uni�o civil aprovada pelo STF e em dez Estados j� se pode casar diretamente, sem passar pela uni�o est�vel. Mas tamb�m somos campe�es no �ndice de assassinatos de homossexuais e transsexuais, com 338 execu��es em 2012, e h� que se ressaltar que a realidade ainda � muito pior no interior do que nos grandes centros", avalia.

Mott cita como exemplos negativos o veto da presidente Dilma Rousseff a uma cartilha contra a homofobia, que seria divulgada nas escolas brasileiras e j� havia sido aprovada pela Unesco (Organiza��o das Na��es Unidas para a Educa��o, a Ci�ncia e a Cultura) e pelo Conselho Federal de Psicologia, e a um material de campanha de preven��o ao HIV/Aids durante o �ltimo Carnaval, retirado de circula��o por fazer men��es a rela��es homossexuais.

J� a decis�o de Daniela, sua conterr�nea, � vista como um bom sinal. "Com certeza muitos jovens com medo de se assumir v�o se inspirar na Daniela Mercury", diz.

Observando os avan�os e retrocessos da sociedade brasileira nos �ltimos 30 anos, o baiano � categ�rico ao avaliar o momento atual. "O Brasil � um pa�s onde os gays podem se casar, mas n�o podem andar de m�os dadas nas ruas."

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir