Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2013

Uruguai legaliza casamento homossexual
Multid�o comemorou a aprova��o do projeto, que passou com folga na C�mara dos Deputados.
Uruguai legaliza casamento homossexual
Foto: www.tribunahoje.com

O Uruguai se tornou nesta quarta-feira o segundo pa�s latino-americano, depois da Argentina, a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ap�s a C�mara dos Deputados ratificar o projeto de lei do "matrim�nio igualit�rio".

Aos gritos de "Liberdade, liberdade", uma multid�o nas galerias comemorou a aprova��o do projeto, que obteve o aval de 71 dos 92 deputados presentes.

"Amanh� vamos ser uma sociedade mais justa, mais igualit�ria, com mais direitos para todos e todas", disse o deputado da governista Frente Ampla (FA, esquerda) Sebasti�n Sabini.

A lei, muito questionada pela Igreja Cat�lica e por grupos de defesa da fam�lia, afirma que o "matrim�nio civil � a uni�o permanente de duas pessoas de distinto ou igual sexo".

A legisla��o tamb�m traz mudan�as � tanto para homossexuais como para heterossexuais � sobre filia��o, div�rcio, idade m�nima para contrair matrim�nio, regime sucess�rio, ado��o e ordem do sobrenome dos filhos.

Nos �ltimos seis anos, o Uruguai legalizou a uni�o civil de homossexuais, a ado��o de crian�as por parte de casais do mesmo sexo, a mudan�a de nome e de sexo na identidade e o ingresso de homossexuais nas For�as Armadas.

Na Argentina, o casamento entre pessoas do mesmo sexo est� vigente deste 2010.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir