Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-04-2013

Rússia anuncia construção de nova base espacial em seu próprio território
País usa base de Baikonur, dos tempos soviéticos, que fica no Cazaquistão. Anúncio foi feito no 52º aniversário da viagem de Yuri Gagarin.
Rússia anuncia construção de nova base espacial em seu próprio território
Foto: g1.globo.com

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (12) o país vai inaugurar uma plataforma de lançamento em seu próprio território. A nova base deve ser usada em voos tripulados a ser usada para a exploração da Lua e de lugares mais profundos do espaço.

A Rússia espera que a plataforma, no extremo leste do país, rivalize com seu atual local de lançamento, o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O uso da estrutura por Moscou é motivo de polêmica desde o fim da União Soviética, em 1991.

Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa, a Rússia é a principal responsável pelo transporte de cargas e astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS). No entanto, o programa espacial do país deu sinais recentes de sucateamento, como um acidente com uma nave de carga não tripulada em 2011.

O novo complexo
Putin fez o anúncio conversando por videoconferência com os cosmonautas russos da ISS, de acordo com informações da Reutes. O Cosmódromo de Vostochny está sendo construído na região de Amur, na fronteira com a China, onde o presidente estava quando participou do evento.

O líder disse esperar que o local seja usado também pelos Estados Unidos e a Europa, uma declaração que valoriza a cooperação internacional, no dia do 52º aniversário da pioneira ascensão de Yuri Gagarin ao espaço, que desencadeou a corrida espacial da Guerra Fria. A data é celebrada na Rússia como o Dia da Exploração Espacial.

"Quero cumprimentar a tripulação neste feriado", disse Putin. "Estes não são apenas cumprimentos, são cumprimentos da construção do nosso futuro", completou o presidente.

Putin afirmou ainda o novo cosmódromo estará pronto para lançar voos não-tripulados em 2015, e os tripulados em 2018.

"Está claro que a Rússia do século 21 deve preservar seu status como importante potência espacial", disse o presidente, oferecendo o local para o uso de outros países. "O espaço é uma esfera de atividade que nos permite esquecer todas as difíceis relações internacionais ... sem pensar nos problemas, e sim no futuro".

Custos
Até 2020, a Rússia deve investir 1,6 trilhão de rublos (cerca de R$ 102 bilhões) em seu programa espacial. "O desenvolvimento de nosso potencial será no futuro uma das prioridades da política do Estado", completou, citado por agências locais à AFP.

A abertura do novo local não implicará a desativação de Baikonur, cujo contrato de cessão à Rússia vai até 2050, ao custo anual de 115 milhões de dólares. Na opinião de Putin, a base cazaque está "fisicamente antiquada".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir