Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2013

Tremor de magnitude 6,3 sacode oeste do Japão e deixa 24 feridos
Um terremoto de magnitude 6,3 sacudiu neste sábado o oeste do Japão, perto da cidade portuária de Kobe, deixando ao menos 24 feridos.
Tremor de magnitude 6,3 sacode oeste do Japão e deixa 24 feridos

Pouco depois do tremor, a agência meteorológica japonesa indicou que foi registrada uma pequena elevação do nível do mar em alguns lugares, mas nenhuma alerta de tsunami foi lançado.

A polícia informou que ao menos 24 pessoas ficara feridas, em particular uma mulher de 74 anos, que teve os quadris quebrados na província de Hyogo, onde foi localizado o epicentro, e uma moradora da província de Fukui (litoral do Mar do Japão), de 82 anos, que quebrou uma perna.

O porta-voz do governo, Yoshuhide Suga, confirmou que o terremoto aparentemente não provocou danos maiores.

O tremor aconteceu às 20h33 de sexta-feira (hora local), perto da ilha de Awaji, no Mar Interior de Seto, sudoeste de Kobe, a uma profundidade de 10 km, indicou a agência.

O Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) avaliou em 6 a magnitude do terremoto, e indicou que ocorreu a uma profundidade de 5 km.

O epicentro foi registrado próximo ao do terremoto de Kobe de 1995, que deixou mais de 6.000 mortos.

O tremor afetou o oeste da grande ilha de Honshu, e fez tremer edifícios nas cidades da região industrial de Kansai, principalmente em Kobe e Osaka. Também foi sentido na ilha de Shikoku (sul do Japão) e, em menor medida, no norte da ilha de Kyushu (sudoeste).

Os serviços ferroviários locais ficaram temporariamente parados e os trens de alta velocidade Shinkansen circularam em velocidade reduzida até que o tráfego voltou ao normal pela manhãs. O aeroporto de Kansai, na baía de Osaka, também ficou fechado temporariamente, assim como o de Itami, em Osaka.

A companhia de eletricidade Kansai Electric Power afirmou que não havia nada de anormal na central nuclear de Oi, onde estão os dois únicos reatores nucleares ainda em funcionamento no Japão.

O governo colocou em funcionamento imediato um gabinete de crise para controlar a situação, indicou a agência Kyodo.

Um tremor de magnitude 7,2 sacudiu a cidade de Kobe mais ou menos na mesma hora, em 17 de janeiro de 1995. Na tragédia, morreram 6.400 pessoas. O tremor provocou o desabamento de importantes edifícios, destruiu estradas e ferrovias e ocasionou enormes incêndios.

Em março de 2011, um potente tremor de magnitude 9 provocou um tsunami que devastou a costa nordeste do país e deixou cerca de 19.000 mortos.

O tremor também provocou um grave acidente nuclear na central de Fukushima, depois do que o Japão decidiu fechar seus 50 reatores nucleares, mas a central de Oi foi colocada de novo em funcionamento por temor de uma escassez de eletricidade.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir