Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2013

Milhares de pessoas festejam a morte de Thatcher no centro de Londres
Centenas de opositores de Margaret Thatcher se reuniram na noite de s�bado na Trafalgar Square, centro de Londres, para celebrar, sob a chuva, a morte da ex-primeira-ministra brit�nica.
Milhares de pessoas festejam a morte de Thatcher no centro de Londres
Foto: www.tribunahoje.com

Ex-mineiros que participaram na greve que durou um ano na d�cada de 1980 contra o governo da Dama de Ferro se uniram a ativistas de extrema-esquerda e estudantes para festejar a morte de Thatcher.

Um forte dispositivo policial foi mobilizado nos arredores da manifesta��o, depois dos incidentes ocorridos na segunda-feira passada, durante as primeiras celebra��es espont�neas com a not�cia do falecimento de Thatcher.

Mas o clima na noite de s�bado no centro de Londres era mais de carnaval de rua, com muitos participantes que sequer tinham nascido quando a ex-primeira-ministra tinha deixado o cargo. Eles dan�avam, tocavam tambores, apitavam e buzinavam.

No entanto, alguns confrontos com a pol�cia foram registrados e nove pessoas foram presas, entre elas cinco por bebedeira e por alterar a ordem p�blica, segundo um porta-voz da Scotland Yard.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, advertiu aos manifestantes contra poss�veis excessos.

"Vivemos em uma democracia, onde as pessoas t�m o direito de protestar, divertir-se e fazer o que quiser", afirmou � r�dio BBC . "O que n�o se pode fazer � usar a morte de uma idosa para fazer um com�cio, uma revolta ou coisas assim", acrescentou.

Muitos dos participantes na festa afirmaram que tamb�m pretendem protestar durante o funeral de Thatcher, que acontecer� na pr�xima quarta-feira, e que v�o se postar ao longo do percurso do cortejo f�nebre para dar as costas ao caix�o.

Entre os participantes na festa em Trafalgar Square havia ex-mineiros procedentes do norte da Inglaterra, que viram suas comunidades serem devastadas pelo fechamento das minas durante os 11 anos que Thatcher esteve no poder, entre 1979 e 1990.

David Douglas, ex-mineiro e membro da Uni�o Nacional de Mineiros de Yorkshire, disse que ficou muito contente ao saber da morte da ex-premi�.

"Foi uma mulher horr�vel e estamos furioso com a imagem da imprensa de que todos neste pa�s est�o de luto", denunciou.

Sigrid Holmwood, uma artista escocesa de 34 anos, usava um guarda-chuvas com a inscri��o "ding dong", em refer�ncia � can��o "Ding dong, a bruxa morreu", do filme "O m�gico de Oz", que esta semana virou hino dos opositores de Thatcher.

"Vim hoje para protestar contra os milh�es do tesouro p�blico que ser�o gastos no funeral, quando h� cortes que afetam doentes e deficientes", afirmou.

No s�bado, os torcedores do Liverpool Football Club exibiram cartazes durante partida pela Premier League nos quais se podia ler "Vamos festeja", ao som de "Maggie est� morta, morta, morta".

A festa de s�bado acontece a quatro dias dos funerais oficiais da ex-primeira-ministra, ao qual assistir�o a rainha Elizabeth II e cerca de 2.000 convidados, entre muitas figuras pol�ticas internacionais.

O funeral ser� realizado na Catedral de S�o Paulo, em Londres, e recebeu o codinome "Opera��o True Blue": a cor do conservadorismo encarnado pela "Dama de Ferro".

O gabinete do atual primeiro-ministro David Cameron, herdeiro pol�tico da falecida, indicou em um comunicado que os detalhes do "funeral cerimonial" foram planejados em uma reuni�o entre representantes da fam�lia, do governo, do Pal�cio de Buckingham, do Ex�rcito e da Pol�cia.

O esquema de seguran�a para o desfile, os detalhes do protocolo e a lista de participantes do evento, um n�vel abaixo de um funeral de Estado, tamb�m foram discutidos nesta ocasi�o.

Como parte da opera��o "True Blue", que tamb�m � a cor favorita de Margaret Thatcher, as bandeiras nacionais ficar�o hasteadas a meio-mastro em edif�cios oficiais e embaixadas brit�nicas do nascer ao p�r do sol de quarta, 17 de abril.

O �ltimo primeiro-ministro a ter tido direito a um funeral de Estado, acompanhado por tr�s dias de luto, foi Winston Churchill em 1965.

A Rainha M�e e a princesa Diana tiveram direito ao "funeral cerimonial".

O caix�o de Thatcher, que morreu segunda-feira aos 87 anos em um quarto no hotel Ritz, ficar� exposto durante toda a noite de ter�a na Capela de St Mary Undercroft, no pal�cio de Westminster.

No dia do funeral, o f�retro ser� transportado em uma carruagem puxada por uma parelha de cavalos ao longo da avenida majestosa do Strand at� a Catedral de S�o Paulo.

Soldados ser�o alinhados ao longo do percurso, no cora��o da capital parcialmente fechada ao tr�fego.

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir