Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2013

BBC acusada de usar estudantes para filmar na Coreia do Norte
A BBC se viu envolvida em nova pol�mica neste fim de semana, acusada de p�r em risco a seguran�a de estudantes da universidade brit�nica London School of Economics (LSE).
BBC acusada de usar estudantes para filmar na Coreia do Norte
Foto: noticias.br.msn.com

O programa de TV Panorama enviou tr�s rep�rteres inc�gnitos com um grupo de estudantes que obteve autoriza��o para visitar a Coreia do Norte. Os rep�rteres filmaram em segredo um document�rio sobre o pa�s.

Alex Peters-Day, representante de uma associa��o de alunos da LSE, afirmou que o programa � que deve ir ao ar no Reino Unido nesta segunda-feira (15) � deveria ser cancelado porque os alunos teriam sido enganados e, por isso, n�o poderiam ter dado autoriza��o consciente para a grava��o. Peters-Day acusou a BBC de "usar os estudantes como escudo humano" para gravar no pa�s.

A BBC se recusou a cancelar a programa��o, afirmando que os estudantes foram devidamente alertados sobre os riscos antes da viagem. O diretor de programas de jornalismo da emissora, Ceri Thomas, disse que o governo norte-coreano foi a �nica parte enganada pela BBC. Ele afirmou que os estudantes foram informados dos riscos em tr�s ocasi�es, e que a autoriza��o para a viagem foi dada "pela c�pula" da BBC.

Segundo Thomas, o programa tem informa��es que s�o de grande interesse do p�blico. A Coreia do Norte � um dos regimes mais fechados do mundo, e nas �ltimas semanas tem escalado seu discurso, amea�ando atacar com m�sseis a vizinha Coreia do Sul e o Jap�o.

"N�s temos a obriga��o de dar informa��es adequadas a pessoas envolvidas em uma viagem como essa para que elas possam nos dar o consentimento plenamente informadas", afirmou Thomas.

"Eram dez estudantes", acrescentou. "N�s dissemos a eles que haveria um jornalista na viagem e, se ele fosse descoberto, isso poderia significar pris�o [para todos]".

Nove dos estudantes tinham entre 21 e 28 anos de idade, e o outro tinha 18, segundo Thomas.

Queixa

A LSE, entretanto, reclama que os estudantes n�o foram avisados de que havia no grupo uma equipe de tr�s jornalistas, cujo objetivo era gravar um programa de televis�o.

A BBC afirma que a viagem foi organizada pela esposa do rep�rter do Panorama John Sweeney. O casal passou oito dias no pa�s para fazer o programa, ao lado de um c�mera.

Thomas afirma que a esposa de Sweeney havia organizado uma viagem semelhante para estudantes h� um ano, e que a �ltima viagem n�o teria ido � frente se o Panorama n�o estivesse envolvido na organiza��o.

A BBC admitiu que os estudantes tinham sido avisados inicialmente de que haveria apenas um jornalista viajando com eles, e que teriam sido avisados que na verdade havia tr�s jornalistas na viagem quando o grupo estava em Pequim, antes de voar para Pyongyang.

A BBC informou ainda que tr�s dos estudantes pediram "que suas imagens sejam retiradas" do programa ou que seus rostos n�o sejam vis�veis nas imagens.

"Uma das estudantes deixou absolutamente claro que n�o sabia o que aconteceu", protestou a representante da associa��o de alunos Alex Peters-Day, que n�o participou da viagem.

"Para n�s, essa � uma quest�o de bem-estar dos estudantes", acrescentou. "Os estudantes foram enganados e n�o tiveram condi��es de dar seu consentimento".

Peters-Day afirmou ainda que todas as futuras viagens de pesquisa da LSE est�o "agora em risco".

"Acho que a viagem foi organizada pela BBC como um poss�vel artif�cio para entrar na Coreia do Norte, e isso � vergonhoso", comentou a representante de alunos.

� Eles usaram estudantes basicamente como um escudo humano nesta situa��o.

Risco

Para o professor George Gaskell, pr�-reitor da LSE, os estudantes foram colocados em um situa��o de potencial "extremamente perigoso".

Gaskell afirma ter ficado aliviado pelo fato de funcion�rios da LSE n�o terem ficado "em d�vida sobre como retirar esses estudantes da solit�ria em uma pris�o norte-coreana".

"Acho que h� menos perigo para estudantes do que h� para meus colegas", acrescentou. "Alguns dos meus colegas no momento est�o na �frica, na China e em v�rios outros pa�ses em situa��o delicada".

� Se a independ�ncia e integridade deles for contestada, eles podem ficar sob um risco consider�vel.

Censura

Diante da pol�mica provocada pelo programa, a entidade Universities UK, que re�ne algumas das mais renomadas universidades brit�nicas, disse lamentar "a abordagem da BBC neste caso".

"As universidades precisam conseguir trabalhar com integridade e operar em �reas delicadas do mundo", afirmou a diretora-executivo da entidade, Nicola Dandridge.

� A maneira como essa investiga��o da BBC foi conduzida pode n�o apenas ter colocado a seguran�a de estudantes em risco como tamb�m prejudicado a reputa��o de nossas universidades no exterior.

O rep�rter John Sweeney afirmou que a maioria dos estudantes com quem ele viajou apoiou a realiza��o do programa.

"N�s contestamos o que a LSE est� dizendo", afirmou Sweeney a um programa de r�dio da BBC. "Todos aqueles estudantes poderiam ter me dissuadido, mas n�o fizeram isso".

O jornalista do Panorama descreveu a Coreia do Norte como um "Estado nazista" que pratica "a forma mais extrema de censura".

"� mais parecido com a Alemanha de Hitler do que qualquer outro Estado neste mundo no momento", comentou Sweeney. "� extraordinariamente assustador, sombrio e maligno".

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir