Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2013

Onda de atentados deixa mais de 20 mortos no Iraque
Quase 20 atentados em v�rios pontos do Iraque deixaram nesta segunda-feira mais de 20 mortos em uma nova onda de viol�ncia a poucos dias das elei��es locais, as primeiras no pa�s desde a retirada das tropas americanas.
Onda de atentados deixa mais de 20 mortos no Iraque
Foto: portuguese.ruvr.ru

A onda de viol�ncia, que ocorreu na hora do rush da manh� e que deixou ao menos 200 feridos, coloca em xeque a capacidade de as autoridades garantirem a seguran�a das elei��es de 20 de abril, que ser�o um teste chave para colocar � prova a estabilidade do Iraque e a capacidade de suas for�as de seguran�a.

Nas �ltimas semanas, foram assassinados 14 candidatos �s elei��es, que s� ser�o realizadas em 12 das 18 prov�ncias do Iraque.

Quase 20 carros-bomba explodiram em todo o pa�s, em Bagd�, a capital, mas tamb�m nas cidades de Kirkuk e Tuz Jurmatu (norte), Tikrit e Samarra (centro) e Hilla e Nasiriya (sul de Bagd�).

Tr�s bombas camufladas � beira de uma estrada tamb�m explodiram em Baquba (norte da capital).

Embora os atentados ainda n�o tenham sido reivindicados, militantes sunitas vinculados � Al-Qaeda atacam regularmente alvos governamentais e civis com o objetivo de desestabilizar o pa�s e intimidar candidatos e respons�veis por organizar as elei��es.

Os ataques mais violentos aconteceram em Bagd�, onde seis carros-bomba explodiram em cinco bairros da capital, apesar dos postos de controle refor�ados.

Ao menos 11 pessoas morreram e 57 ficaram feridas na capital, indicaram fontes m�dicas e autoridades de seguran�a.

Os atentados tamb�m deixaram ao menos 11 mortos em Kirkuk e Tuz Jurmatu, cidades que s�o alvo de uma disputa territorial, entre o Curdist�o aut�nomo e o governo central, em uma zona que se estende da fronteira com o Ir�, no leste, at� o limite com a S�ria, no oeste.

Este territ�rio � reivindicado pelo governo central em Bagd�, mas tamb�m pelas tr�s prov�ncias aut�nomas do Curdist�o, no norte do pa�s.

V�rios funcion�rios iraquianos e diplomatas garantem que esta disputa � uma amea�a no longo prazo para a estabilidade do Iraque.

As for�as de seguran�a votaram no s�bado com anteced�ncia para estas elei��es provinciais, as primeiras desde mar�o de 2010 e tamb�m as primeiras elei��es desde a retirada das tropas americanas do Iraque, em dezembro de 2011.

As tr�s prov�ncias aut�nomas curdas n�o realizar�o elei��es. A de Kirkuk n�o votar� por problemas com as listas eleitorais, enquanto o governo xiita de Nuri al-Maliki adiou as elei��es de Anbar (oeste) e de N�nive (norte) evocando a instabilidade destas duas prov�ncias, onde a minoria sunita protesta h� quatro meses por sua marginaliza��o.

As elei��es renovar�o as c�maras provinciais, que, por sua vez, dever�o eleger os governadores. O governador est� a cargo da reconstru��o, das finan�as e da administra��o provincial.

Mais de 8.000 candidatos disputam 378 assentos nos conselhos provinciais. Cerca de 16,2 milh�es de iraquianos est�o habilitados para votar, al�m dos 650 mil membros das for�as de seguran�a.

As elei��es s�o realizadas ap�s um longo conflito entre o primeiro-ministro al-Maliki e v�rios de seus antigos aliados no governo, uma disputa que, segundo autoridades pol�ticas e diplom�ticas, favorece os insurgentes.

A viol�ncia no Iraque, embora continue sendo di�ria, caiu significativamente em compara��o com o conflito sect�rio dos anos 2006 e 2007, quando milhares de pessoas morriam a cada m�s. No entanto, 271 pessoas faleceram em mar�o, o m�s mais mort�fero desde agosto, segundo um balan�o elaborado pela AFP.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir