Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2013

Ataques coordenados deixam mais de 30 mortos no Iraque
Mais de 200 ficaram feridos em s�rie de atentados nesta manh� em diferentes regi�es do pa�s; at� o momento, nenhum grupo reivindicou autoria dos ataques.
Ataques coordenados deixam mais de 30 mortos no Iraque
Foto: www.portugues.rfi.fr

Uma s�rie de ataques coordenados atingiu o Iraque na manh� desta segunda-feira (15), deixando ao menos 32 mortos e mais de 200 feridos, informaram autoridades do pa�s. Os ataques, a maioria envolvendo carros-bomba, ocorrem menos de uma semana antes das primeiras elei��es desde a retirada das tropas americanas em 2011 , que testar�o a habilidade das for�as de seguran�a de prevenir derramamentos de sangue.

N�o houve, at� o momento, nenhuma reivindica��o de responsabilidade pelo ataque, mas essa t�tica coordenada costuma ser uma marca do bra�o da Al-Qaeda do Iraque. Autoridades do pa�s acreditam que o grupo insurgente se tornou mais forte e mais coordenado ap�s a fus�o com aliados que lutam para derrubar o presidente Bashar al-Assad , da S�ria, que faz fronteira com o Iraque. Eles afirmam que a falta de controle governamental na fronteira e a coopera��o com o grupo s�rio Frente Al-Nusra, melhorou o suprimento de armas para os militantes.

Quase todos os ataques com mortes registrados por policiais nesta semana foram realizados com bombas. Al�m de Bagd�, foram feitos ataques na cidade sunita do oeste de Fallukah, Kirkuk, e cidades xiitas do sul. Outros ataques foram registrados no norte da capital, incluindo o antigo reduto da Al-Qaeda de Baqouba e a cidade natal de Saddam Hussein (1937-2006), Tirkit.

Os ataques mais mortais foram na capital, Bagd�, onde 15 foram mortos. Todos os ataques ocorreram �s 9h (3h em Bras�lia). No sub�rbio de Kamaliya, no leste, um carro estacionado explodiiu perto de um ponto de �nibus, deixando quatro mortos e 13 feridos. Qassim Saad, um professor de �rabe de uma escola das redondezas, disse que seus alunos come�aram a gritar quando a explos�o quebrou os vidros das janelas.

Ele descreveu uma cena ca�tica onde for�as de seguran�a atiraram para o ar para dispersar curiosos. "Eu culpo aqueles que se chamam de pol�ticos no governo e as for�as de seguran�a...por essa p�ssima situa��o. Eles n�o est�o fazendo nada para ajudar o povo e s� buscam atender seus pr�prios benef�cios", disse.

Outros dos carros-bomba estacionados explodiram em um estacionamento na estrada que leva para o Aeroporto Internacional de Bagd�, matando tr�s, incluindo o guarda-costas de um deputado xiita cujo comboio estava passando. O deputado escapou sem ferimentos. Outros 16 ficaram feridos.

Quatro civis foram mortos e 15 feridos com a explos�o em um mercado e em um ponto de �nibus no bairro de Umm al-Maalif, no sul. Uma bomba de beira de estrada tamb�m explodiu no bairro comercial de Karrada, deixando dois mortos e 15 feridos, enquanto outro carro-bomba estacionado matou dois e feriu nove no bairro de Shurta. Cinco policiais ficaram feridos quando sua patrulha atingiu uma bomba na beira da estrada no bairro de Baladiyat.

Dentro e nos arredores da cidade de Kirkuk, ao norte, tr�s carros-bomba estacionados explodiram no centro simultaneamente - um em um distrito �rabe, um em um distrito curdo e outro em um distrito turcomeno. Quatro foram mortos e 18 foram feridos. Fora da cidade tr�s outros carros-bomba explodiram deixando cinco mortos e ferindo 16. Dois outros tentaram atingir a casa de um candidato xiita para as elei��es locais, mas ele n�o ficou ferido.

Kirkuk, localizado a cerca de 290 km de Bagd�, abriga uma mistura de grupos �tnicos que reivindicam para si a riqueza do petr�leo da regi�o. No antigo reduto de insurg�ncia de Fallujah, os ataques come�aram �s 6h30 (0h30 em Bras�lia), quando um homem-bomba explodiu um carro em um posto policial, matando dois policiais e deixando seis outros feridos.

Cerca de meia hora edpois, na cidade de Mussayab, localizada a 45 km de Bagd�, um carro-bomba explodiu em um mercado aberto, deixando dois civis mortos e outros 13 feridos.

Atiradores armados com pistolas mataram um policial enquanto ele dirigia seu carro na cidade de Tarmiyah, 50 km ao norte da capital. Mais dois civis morreram e 14 ficaram feridos quando dois carros-bomba estacionados explodiram em Nasiriyah, cerca de 320 km sudeste de Bagd�.

Um policial e treze civis ficaram feridos em dois ataques separados na prov�ncia de Diyala. Cinco civis ficaram feridos na cidade natal de Saddam Hussein, Tirkit, 60 km a nordeste de Bagd�, quando dois carros-bomba explodiram no centro da cidade.

Policiais locais deram os detalhes dos ataques e fontes hospitalares confirmaram os n�meros de mortos e feridos. Embora a viol�ncia no Iraque esteja menor do que seu pico, entre 2006 e 2007, ataques com bomba permanecem comuns no pa�s.

As explos�es ocorrem um dia depois de uma s�rie de ataques ter deixado 10 mortos, incluindo um candidato sunita que concorreria nas elei��es locais. O ataque mais s�rio de domingo aconteceu quando explosivos amarrados ao peito de um corpo foram acionados enquanto um grupo de policiais fazia a inspe��o na rua.

No s�bado, iraquianos v�o votar na primeira elei��o do pa�s desde a retirada das tropas americanas em dezembro de 2011. A elei��o, para autoridades locais, ser� um teste sobre a for�a do premi� Nouri al-Maliki bem como para as for�as de seguran�a e sua habilidade para manter o pa�s seguro.

Com AP

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir