Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2013

Inflação do tomate desafia Dilma, diz "Financial Times"
Jornal lembra que alta é sazonal, mas sintomática da inflação no país. Publicação lembrou protestos nos restaurantes de São Paulo.
Inflação do tomate desafia Dilma, diz
Foto: g1.globo.com

As chances de reeleição da presidente Dilma Rousseff estão sendo desafiadas pelo "humilde" tomate, segundo o jornal britânico "Financial Times". Em reportagem de capa, a publicação lembra que a inflação é um assunto "altamente emocional" no Brasil, por conta da hiperinflação das décadas anteriores.

O jornal ressalta que a alta de preços é parcialmente sazonal, mas também sintomática da aceleração da inflação no país.

"Esse ano, o mau tempo fez triplicar os preços do tomate, levando a protestos de ‘restaurateurs’ em uma cidade conhecida pelas melhores pizzas e massas do país, e jogando luz sobre a persistente inflação no país", diz o "FT", referindo-se a São Paulo.

Segundo o jornal, embora analistas acreditem que a alta dos preços vai cair ao longo do ano, a inflação continuará a desafiar Dilma. "Ela deve muito de seus 78% de popularidade pessoal ao baixo desemprego, mas novos choques inflacionários vão reduzir a sensação de bem estar dos eleitores antes das eleições presidenciais do próximo ano".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir