Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2013

Protesto do Ceasa complica o trânsito em Santo André
Os funcionários do Ceasa, que iniciaram na noite de ontem um protesto de 24h porque são contrários à abertura de licitação feita pela Prefeitura no sábado, realizam, na manhã desta terça-feira, uma manifestação na Avenida dos Estados.
Protesto do Ceasa complica o trânsito em Santo André
Foto: www.reporterdiario.com.br

Apesar da Central de Monitoramento de Trânsito do município afirmar que o trânsito está fluindo bem, de acordo com a Rádio CBN, o motorista deve evitar a via no sentido São Paulo, pois duas faixas foram bloqueadas e o congestionamento atrapalha a vida do motorista. A alternativa para quem segue para a Capital são as avenidas Industrial e Dom Pedro II, em Santo André, e Goiás e Guido Aliberti, em São Caetano.

Na noite de ontem, o protesto bloqueou as duas entradas e saídas da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

A Ceasa, localizado dentro da Craisa, comercializa hortifrutigranjeiros no atacado. Atende toda a região, além da Baixada Santista e Zona Leste da Capital, movimentando cerca de 600 caminhões por dia e 9.000 toneladas de alimentos. Seu horário de funcionamento é da 0h às 12h. A previsão feita pela entidade é de que 80% do abastecimento no Grande ABC fique prejudicado com a paralisação.

Segundo o presidente do AECeasa (Associação das Empresas da Ceasa do Grande ABC), João Batista Lima, nenhum proprietário atual dos espaços foi procurado pela Prefeitura para discutir a situação. Junto da Associação dos Carregadores, a entidade alega que os contratos estão vencidos desde 1991.

"A gente dormiu e acordou sem saber o que seria do nosso futuro", disse. "Essa licitação é carta marcada, um jogo de interesses", disse o permissionário.

A AECeasa justifica que jamais foi procurada para discutir o contrato e espera por mudanças na legislação federal, ainda a serem votadas pelo Congresso, para regularizarem o termo de uso remunerado do espaço.

"São mais de 100 empresas aqui, 6.000 empregos diretos e 11 mil indiretos, que não podem ser dispensados de uma hora para a outra desse jeito", completou.

A manifestação começou por volta das 20h e inicialmente duas faixas da Avenida dos Estados no bairro Santa Terezinha foram tomadas pelos caminhões. Cerca de 30 viaturas da Polícia Militar foram deslocadas até o local e, após negociação, concentraram os veículos em apenas uma faixa. Os trabalhadores prometem voltar a se manifestar na tarde de hoje em frente ao Paço.

Através de nota oficial, a Prefeitura informou que o edital de licitação dos boxes foi "elaborado de maneira transparente, sem influências externas para não direcionar o processo."

Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi aberta na Câmara para apurar denúncias de irregularidades no local.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir