Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-04-2013

Envelope com veneno enviado a senador do Mississípi
As autoridades norte-americanas interceptaram nesta terça-feira uma carta que tinha sido enviada para o senador do Mississípi, Roger Wicker, na qual foi detectada a presença de rícino, uma substância venenosa que pode ser fatal.
Envelope com veneno enviado a senador do Mississípi
Foto: www.publico.pt

A carta foi enviada de uma estação postal em Memphis, no Tennessee, sem remetente. Foi detectada no centro de distribuição postal onde a correspondência para os senadores é analisada antes de ser entregue.

Perante as suspeitas iniciais, foram feitos dois testes que acusaram a presença de rícino. O envelope vai agora ser testado nos laboratórios do Federal Bureau of Investigation (FBI, polícia federal), afirmou um oficial da polícia do Capitólio na terça-feira à noite. Em curso está uma investigação, com o apoio do FBI.

A exposição ao rícino, mesmo em quantidades mínimas, pode causar a morte no período de 72 horas.

A carta tinha como destinatário o senador republicano do Mississípi. Toda a correspondência para o senado norte-americano foi bloqueada e os serviços postais do Capitólio foram encerrados por precaução.

Os membros do Senado foram informados do incidente enquanto estavam reunidos com os responsáveis do FBI e o secretário de Segurança Interna para falar sobre o atentado de Boston. Segundo a Reuters, alguns senadores confessaram no final da reunião que lhes veio à memória os envelopes com antrax enviados na véspera de 11 de Setembro de 2001, quando ocorreram os ataques ao Pentágono e ao World Trade Center.

A carta foi recebida um dia depois das explosões na maratona de Boston, que mataram três pessoas e feriram outras 176. "Não sei se é coincidência. É muito cedo para dizer. Ainda não sabemos o suficiente sobre Boston", disse o senador Richard Durbin, citado pela Reuters.

O caso mais famoso de envenenamento por rícino ocorreu em 1978. Nesse ano, um escritor dissidente búlgaro, Georgi Markov, foi morto quando um transeunte em Londres o espetou com um guarda-chuva, injectando uma quantidade mínima do veneno.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir