Categoria Economia  Noticia Atualizada em 18-04-2013

Amazonas lidera saldo do emprego na região norte
O Amazonas fechou o primeiro trimestre de 2013 com um saldo de 2.416 empregos, a diferença entre os postos de trabalho abertos e as demissões no período, o melhor resultado da região norte.
Amazonas lidera saldo do emprego na região norte
Foto: www.extralagoas.com.br

O balanço apresentado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado, nesta quarta-feira, mostra uma evolução frente igual intervalo do ano passado, quando o Estado havia registrado um saldo negativo de menos 1,3 mil vagas geradas.

Segundo o levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Amazonas admitiu 53,6 mil pessoas, de janeiro a março de 2013, uma evolução de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda neste intervalo, as demissões atingiram 51,2 mil trabalhadores celetistas, representando uma retração de 1,5% nos desligamentos.

Com esses números, o Amazonas foi destaque regional, sendo o melhor resultado do saldo para os Estados do Norte, a frente do Pará, que detém hoje o maior contingente de empregos gerados. Enquanto o saldo do Estado vizinho foi de 910 postos no trimestre, o Amazonas ultrapassou 2,4 mil.

Para o superintendente regional do Trabalho, Dermilson Chagas, apesar do saldo de empregos positivos, o resultado alcançado está aquém das expectativas iniciais para o período. "Ainda há muita desconfiança do empresário e isso freia a contratação. O distrito ainda não começou a contratar e a construção civil por causa das chuvas", explicou Chagas.

Somente em março de 2013, o setor de serviços liderou, com um saldo de 761. A indústria da transformação deu uma retomada e foi responsável por um saldo positivo de 591 empregos no terceiro mês do ano. O destaque negativo ficou para a construção civil, que fechou março com um saldo de menos 181 empregos.

Mercado formal tem melhor março da série

No País, o mercado formal de trabalho gerou em março 112,4 mil vagas, um crescimento de 0,28% em relação ao mês anterior. Os dados Caged apontam que este foi o melhor resultado dos últimos três anos para o mês e o melhor março na série histórica do cadastro.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, os dados mostram uma continuidade do processo de reação do mercado de trabalho brasileiro.

"Tivemos expansão de 2,83% no número de empregos celetistas do País nos últimos 12 meses, o que equivale a geração de mais de 1 milhão de vagas nos vários setores da economia", afirmou.

O ministro comemorou o crescimento do emprego nos vários setores, com destaque para o setor de serviços, que gerou no mês 61.349 mil vagas. Segundo o Caged, no primeiro trimestre de 2013 houve um acréscimo de 306 mil novos postos de trabalho.

No Brasil, os destaques ficaram para os setores de serviços, indústria, e da construção civil.

Fonte: www.d24am.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir