Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-04-2013

Termina sem sucesso 1ª votação para escolher presidente da Itália
Um total de 521 dos 999 presentes na votação escolheram o ex-sindicalista e membro do Partido Democrata (PS), Franco Marini, enquanto o jurista Stéfano Rodotà, candidato do Movimento 5 Estrelas de Beppe Grillo, obteve 240 votos.
Termina sem sucesso 1ª votação para escolher presidente da Itália
Foto: noticias.terra.com.br

A primeira votação no Parlamento da Itália para escolher o novo presidente do país terminou nesta quinta-feira sem que nenhum dos candidatos alcançasse a maioria de dois terços requerida para substituir o atual chefe de Estado, Giorgio Napolitano, cujo mandato acaba em 15 de maio.

O número de cédulas em branco foi de 104 e um total de 15 foram consideradas nulas, enquanto o resto foi repartido entre outros nomes como os ex-primeiro-ministros progressistas Romano Prodi e Massimo D Alema.

A votação, de caráter secreto e que durou pouco mais de quatro horas, foi precedida por divergências no seio do Partido Democrata e da coalizão de centro-esquerda por conta da decisão do líder da formação, Pier Luigi Bersani, de propor Marini como seu candidato.

Essa decisão foi adotada de forma pactuada com o líder da centro-direita e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, o que gerou uma irada reação e fortes críticas dentro do PD e de parte da centro-esquerda.

Muitos parlamentares do PD anunciaram antes de entrar na câmara dos Deputados que, embora apreciem a figura do ex-presidente do Senado, não votariam nele porque não é a mudança que a Itália necessita.

Dos resultados da votação, é possível perceber que o Partido Democrata não votou em bloco, como tinham advertido os "rebeldes" da formação", já que Rodotà recebeu, além dos 162 apoios próprios dos parlamentares e representantes do Movimento 5 Estrelas, outro 78 votos.

Destes, 45 pertencem aos representantes do partido Esquerda, Ecologia, Liberdade, de Nichi Vendola, aliado de Bersani, que na véspera anunciou seu apoio ao jurista e sua rejeição ao candidato oficial do PD.

Após esta primeira votação, cresce a incerteza de não conhecer a posição que os "rebeldes" do PD adotarão perante as próximas votações, já que até quarta se requer uma maioria de dois terços.

No total, o número de eleitores que considerados é de 1.007, por isso que essa maioria de dois terços se situa em 672 votos. A partir da quarta votação, passa a ser exigida uma maioria absoluta de 504.

Agora, à espera da segunda votação do dia, prevista para 15h30 local (10h30, horário de Brasília), Bersani deverá tentar conquistar votos entre os dissidentes de sua formação, ou inclusive propor um nome alternativo ao do questionado Marini, a fim de conseguir a designação na quarta apuração, na qual necessita de uma maioria absoluta.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir