Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 19-04-2013

Morreu Storm Thorgerson, o autor das capas de discos dos Pink Floyd
Designer ingl�s faleceu aos 69 anos. � dele a capa de Dark Side Of The Moon , entre outras. Led Zeppelin, Black Sabbath, Genesis e, mais recentemente, Muse and Biffy Clyro tamb�m passaram por si.
Morreu Storm Thorgerson, o autor das capas de discos dos Pink Floyd
Foto: litz.sapo.pt

Thorgerson, Syd Barrett e Roger Waters conheceram-se todos na Universidade de Cambridge e quando um amigo em comum declinou conceber a capa de A Saucerful of Secrets , a ocasi�o surgiu para Storm Thorgerson, que estaria longe de adivinhar que se preparava para iniciar uma colabora��o que iria durar 30 anos.

Apesar de ter experi�ncia quase zero na arte de fazer capas, Storm Thorgerson agarrou a oportunidade e tornou-se no designer fetiche dos Pink Floyd, passando a sonhar quase todas as capas para os seus discos; e n�o havia de falhar muitas at� aos �ltimos suspiros da banda.

Para Storm Thorgerson, os Pink Floyd n�o eram uma banda pol�tica, narc�tica e guiada por drogas; eram na verdade uma banda com humor, o que permitiu que fizessem por exemplo a capa de Animals , em que um porco sobrevoa uma central el�trica de Battersea, em Londres, ou mesmo a capa de Atom Heart Mother , que ter� irritado a editora, entre outros exemplos.

Talvez tenha sido essa liberdade e abertura que alimentou Storm Thorgerson ao longo dos anos; mas n�o s�. Muito mais do que a amizade ou a nostalgia, o que alimentou a rela��o entre Storm Thorgerson e os Pink Floyd foi a admira��o m�tua pelo trabalho que produziam.

Apaixonado em fotografar o real, Storm Thorgerson rejeita entrar na era digital da manipula��o e do tratamento a preceito: as 700 camas de ferro de A Momentary Lapse of Reason foram mesmo arrastadas praia fora (duas vezes, n�o fosse o Reino Unido um pa�s chuvoso), as est�tuas de The Division Bell foram mesmo constru�das em tamanho real e fotografadas in loco.

� o real aliado ao ins�lito, ao figurativo; Storm Thorgerson est� disposto a tudo para retratar uma banda sem recorrer ao �bvio: "fotografias de uma banda, como os Beatles, ou os Take That, o que � que elas dizem? Dizem como � que eles s�o, mas nada acerca daquilo que est� nos cora��es deles, ou na m�sica deles", confessava ao The Times em 2007.

"Se est�s a tentar apresentar uma emo��o, ou um sentimento, ou uma ideia, ou um tema, ou uma obsess�o, ou uma pervers�o, ou uma preocupa��o, porqu� ter quatro tipos [na capa]? No gigante mundo de coisas a representar, porqu� escolher quatro tipos?".

Assim � Storm Thorgerson, descrito como egoc�ntrico, n�o raras vezes de mau humor, algo pol�mico, mas um dos "escultores" de capas mais marcantes da sua gera��o.

Em 2003, Thorgerson sofreu um enfarte, de que recuperou. Algum tempo depois, viu ser-lhe diagnosticado um cancro, com o qual se debateu durante v�rios anos mas que viria a vitim�-lo. Faleceu a 18 de abril de 2013, aos 69 anos.

Texto de Rui Miguel Abreu, originalmente publicado na edi��o especial da BLITZ Pink Floyd Total! e atualizado a 19 de abril de 2013.

Fonte: blitz.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir