Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-04-2013

Polícia apura morte de garoto que caiu em trilho de estação da CPTM
Delegado apura se queda ocorreu por causa da lotação da estação. Jovem pulou para a porta do trem ainda em movimento, diz CPTM.
Polícia apura morte de garoto que caiu em trilho de estação da CPTM

Um adolescente de 15 anos morreu depois de cair no vão entre o trem e a plataforma na Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Zona Leste de São Paulo, nesta terça-feira (16). A Polícia Civil apura se a queda ocorreu por causa da lotação da plataforma ou se o garoto se desequilibrou durante uma brincadeira. Para a CPTM, a vítima pulou em direção à porta do trem ainda em movimento.

Segundo informações o titular da Delegacia do Metropolitano (Delpom), José Eduardo Navarro, a causa do acidente ainda está sendo apurada. A queda de Leonardo de Souza Silva ocorreu por volta das 17h30, horário considerado de pico nas estações da CPTM.

Leonardo caiu quando o trem, que ia em direção à Estação Calmon Viana, chegou à Estação Brás e estava parado para o embarque de passageiros. O garoto ainda conseguiu sair dos trilhos e foi socorrido por funcionários.

Leonardo morava em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, e foi levado ao Hospital João XXIII, na Mooca, mas não resistiu. O garoto morreu de politraumatismo craniano.

As imagens da plataforma 7, onde ocorreu o acidente, ainda não haviam sido vistas pelo delegado até o final da tarde desta quarta-feira (18). Entretanto, Navarro acredita que Leonardo tenha caído nos trilhos por conta da aglomeração da plataforma. O delegado apura ainda se o adolescente teria se desequilibrado durante um brincadeira e caído no vão entre o trem e a plataforma. "As imagens vão ajudar a solucionar o caso", disse.

Agentes de segurança da CPTM foram ouvidos. Eles chegaram ao local após o acidente ter ocorrido. O delegado ainda busca testemunhas que ajudem a solucionar o caso.O boletim de ocorrência foi registrado como morte suspeita.

Em nota, a CPTM afirma que Leonardo pulou da plataforma para a porta da composição ainda em movimento, se desequilibriou e caiu entre dois carros. Segundo a companhia, a estação não estava lotada. Leia a nota abaixo:

"A CPTM lamenta o ocorrido e está contribuindo com a investigação policial para que a ocorrência com um usuário na Estação Brás, no último dia 16, seja totalmente esclarecida.

Internamente, a Companhia apura as circunstâncias do fato. Segundo as testemunhas ouvidas pela CPTM, por volta das 17h, um rapaz pulou da plataforma para o estribo de uma das portas, quando o trem ainda estava em movimento, vindo a se desequilibrar e cair entre os dois carros. As imagens das câmeras de segurança mostram que a plataforma 7 não estava lotada e apresentava condições normais para o embarque.

O rapaz foi socorrido com vida pelos agentes da estação e levado para o pronto socorro em uma ambulância da CPTM. A vítima faleceu no hospital por politraumatismo. Após localizar o telefone do pai na agenda do celular da vítima, a CPTM o contatou e o conduziu com carro da empresa ao hospital João XXIII, onde ele foi informado pela equipe médica sobre o óbito.

A CPTM ressalta a necessidade dos usuários respeitarem o regulamento de viagem para garantir sua segurança pessoal. Esclarece ainda que a questão da distância entre os trens e a plataforma é decorrente da necessidade do compartilhamento das vias com os trens de carga, já que estes são mais largos que os de passageiros. Há projeto do Governo Federal para implantação do ferroanel, que consiste na construção de vias exclusivas para os trens de carga. Para reduzir esse vão, a frota está equipada com estribos (extensores de piso) na região das portas.

A CPTM está realizando investimentos de grande monta na modernização de toda sua infraestrutura e renovação da frota. Estão sendo implantados novos sistemas de sinalização e controle de tráfego, telecomunicações, energia, rede aérea, além da via permanente (trilhos). Com a aquisição dos novos trens e conclusão das obras de modernização, os intervalos entre os trens serão reduzidos e a oferta de lugares ampliada."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir