Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 21-04-2013

Chineses dizem ter encontrado real tumba do imperador Yang Guang
Guang � tratado como um dos piores governantes que o pa�s j� teve. T�mulo que seria o verdadeiro foi encontrado em Yangzhou.
Chineses dizem ter encontrado real tumba do imperador Yang Guang
Foto: g1.globo.com

A mem�ria do imperador chin�s Yang Guang, considerado um dos piores governantes da hist�ria do pa�s, voltou � mente dos chineses depois que arque�logos anunciaram a descoberta de seu real t�mulo no �ltimo domingo (14).

A tumba do imperador foi encontrada durante obras para a constru��o de um edif�cio na cidade chinesa de Yangzhou, onde Yang (569-618) viveu seus �ltimos dias, fugindo das revoltas populares que pediam sua morte.

Embora o mausol�u se encontre em mau estado de conserva��o, por ter sido profanado por ladr�es de t�mulos, pesquisadores disseram que as inscri��es na l�pide e alguns objetos presentes no local s� poderiam ser usados por imperadores, prova de que se trata do lugar onde Yang Guang foi enterrado.

O fato acabou revelando que outro t�mulo que atraiu milhares de turistas para mesma cidade durante anos por ser o local onde estava enterrado o "pior tirano da hist�ria da China" � falso.

Para o diretor do departamento de arqueologia da cidade, Shu Jiaping, n�o h� d�vidas de que a cripta encontrada por acaso seja a verdadeira. As provas seriam um cintur�o de ouro e jade e um batedor de porta em formato de le�o presente na tumba, presentes destinados ao imperador da dinastia Sui.

Outra sepultura descoberta ao lado parece ser a da imperatriz Xiao, uma das seis esposas que o imperador teve, embora faltem por enquanto partes em ambos os caix�es, possivelmente roubados no passado. A descoberta surpreendou os moradores da regi�o, que sempre se orgulharam de "serem vizinhos de um imperador, embora ele tivesse sido um tirano", disse um habitante local ao jornal oficial "China Daily".

Imperador "esbanjador"
Yang Guang, segundo e �ltimo imperador da ef�mera dinastia Sui, governou a China entre 604 e 618. Nos registros hist�ricos do pa�s, � sempre retratado como um governante esbanjador, que cometeu muitos erros militares e levou milh�es de seus s�ditos � morte com seus desejos de grandeza.

Suas fracassadas campanhas contra o reino de Koguryo - que ocupava grande parte da pen�nsula coreana e zonas do atual nordeste da China - nas quais milh�es de camponeses foram recrutados � for�a, geraram revoltas, obrigando-o a fugir para Yangzhou, onde foi morto por um de seus generais, Yuwen Huaji.

Alguns historiadores tentaram suavizar recentemente a tradicional vis�o cr�tica do reinado de Yang, lembrando que algumas de suas campanhas militares foram bem-sucedidas, como as que conquistaram parte do reino Champa, no sul do imp�rio e no atual Vietn�.

O imperador tamb�m fez um programa de obras p�blicas, que incluiu estradas, a conclus�o do Grande Canal (que durante s�culos foi a principal forma de locomo��o entre o norte e o sul do pa�s) e a reconstru��o da Muralha China, que defendia o imp�rio dos invasores n�mades do norte. Na reconstru��o morreram milh�es de oper�rios (alguns registros hist�ricos falam de at� seis milh�es).

Conspira��o
Se tudo isto era pouco para cultivar a m� fama do imperador em seu pa�s, havia os agravantes das suspeitas de que Yang tivesse matado seu pai, o imperador Wen, para poder chegar ao trono - embora este fato nunca tenha sido provado - e das conspira��es contra seus irm�os, com a mesma finalidade.

Seu irm�o mais velho, Yang Yong, primeiro candidato ao trono, foi acusado por Yang Guang de trai��o e por isso perdeu a prefer�ncia de seu pai, e quando este �ltimo foi coroado, seu irm�o ca�ula Yang Liang liderou uma revolta contra ele, que fracassou e o levou � pris�o perp�tua.

A impopularidade de Yang ficou mais evidente quando o novo mausol�u foi encontrado, uma vez que n�o era t�o luxuoso como o de outros monarcas da civiliza��o chinesa e, segundo o chefe de arque�logos de Yangzhou, muitos t�mulos de nobres e pessoas de classes mais altas da mesma �poca s�o mais opulentos que o deste imperador.

Depois do assassinato de Yang, a dinastia Sui foi sucedida pela Tang (s�culos VII-IX), que para alguns historiadores foi o apogeu cultural da milenar civiliza��o chinesa. A descoberta mostra que China continua sendo um local de intermin�veis achados arqueol�gicos: a cada ano dezenas de novas descobertas s�o anunciadas e o pa�s ainda n�o se atreveu, pela falta de tecnologia, a abrir o t�mulo de seu primeiro imperador, Qin Shihuang, a poucos quil�metros do famoso Ex�rcito de Terracota.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir