Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 20-04-2013

Criança cura irmã de doença crônica
Menina foi gerada a partir de seleção embrionária para doar células-tronco que permitissem livrar a mais velha do sofrimento.
Criança cura irmã de doença crônica
Foto: odia.ig.com.br

Para a menina Maria Vitória, 6 anos, a chegada da irmã representou a chance de uma vida saudável e livre da talessemia major. Portadora da doença crônica que prejudica a fabricação de hemoglobina no sangue, ela foi curada graças à medula óssea e ao sangue de cordão umbilical de Maria Clara, 1 ano.

Sem encontrar uma solução para a doença da filha, Jênyce Reginato da Cunha e Eduardo da Cunha recorreram pela fertilização in vitro: num universo de dez embriões, o de Maria Clara foi geneticamente selecionado por ser livre da talassemia e 100% compatível com a irmã mais velha, num procedimento inédito no Brasil.

As células do cordão umbilical foram coletadas no parto de Maria Clara, mas como a quantidade não era suficiente para o transplante, médicos esperaram o bebê completar 1 ano para recolher número maior de células da medula óssea.

O transplante aconteceu no dia 18 de março, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Antes do procedimento, porém, a paciente recebeu altas doses de quimioterapia para destruir as células da sua medula óssea e deixar o sistema imunológico zerado.

O procedimento, pioneiro na América Latina, foi bem sucedido e permitiu que a medula óssea de Maria Vitória produzisse células sanguíneas saudáveis. "Ela voltou a produzir células como uma pessoa normal. Ela tem uma medula nova. O resultado é muito bom e podemos considerar que a Maria Vitória está curada", disse o hematologista Vanderson Rocha ao "Estado de São Paulo".

Jênyce disse que repetiria todo o processo quantas vezes fosse necessário. "É claro que tiveram momentos difíceis em que ela precisou de cuidados especiais. Mas a Maria Vitória se comportou muito bem, não reclamou de nada", disse ao jornal.

Fonte: odia.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir