Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-04-2013

PF pede quebra de sigilo do "faz-tudo" de Lula
A Pol�cia Federal vai pedir a quebra do sigilo banc�rio de Freud Godoy, seguran�a e assessor pessoal do ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva.
 PF pede quebra de sigilo do
Foto: www.pbagora.com.br

A medida faz parte do inqu�rito instaurado para desvendar o caminho percorrido pelos recursos distribu�dos no esquema do mensal�o e � tamb�m um desdobramento do depoimento prestado pelo empres�rio Marcos Val�rio Fernandes de Souza � Procuradoria-Geral da Rep�blica em setembro do ano passado. Val�rio afirmou que o mensal�o bancou despesas pessoais de Lula. O ex-presidente afirma que � mentira.

Na ter�a-feira, 23, Val�rio prestou novo depoimento � PF em Bras�lia. O operador do mensal�o deixou a sede da pol�cia por volta das 16 horas. O inqu�rito aberto vai rastrear supostos repasses do mensal�o para o ex-presidente. A PF tamb�m deve ouvir o auxiliar de Lula nos pr�ximos 10 dias, em S�o Paulo.

O pedido de quebra de sigilo de Godoy ser� encaminhado ainda nesta semana � Justi�a Federal de Minas Gerais. No ano passado, Val�rio disse aos procuradores ter passado dinheiro para Lula arcar com "gastos pessoais" no in�cio de 2003, quando o petista j� havia assumido o Planalto. Os recursos foram depositados, segundo Val�rio, na conta da empresa de seguran�a Caso, de propriedade de Godoy, ex-assessor da Presid�ncia e uma esp�cie de "faz-tudo" de Lula. O ex-presidente nega ter recebido dinheiro do esquema.

Em 22 de fevereiro, o procurador da Rep�blica Leonardo Augusto Santos Melo solicitou � PF que detalhasse o destino dos recursos do mensal�o. No of�cio encaminhado � Superintend�ncia da PF em Minas, o procurador transcreveu trechos do depoimento de Marcos Val�rio e que foi revelado pelo Estado. Uma das grandes dificuldades da investiga��o ser� driblar a poss�vel aus�ncia de arquivos banc�rios anteriores a 2008. Normas do Banco Central indicam a obriga��o de armazenamento pelo per�odo de cinco anos, no m�nimo.

Al�m de Freud, a PF quer ter acesso aos dados banc�rios de outras 25 pessoas f�sicas e jur�dicas que tamb�m receberam dinheiro das empresas de Val�rio, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 40 anos de pris�o por envolvimento no mensal�o.

Ao todo, cerca de 200 pessoas e empresas foram benefici�rias dos neg�cios do operador do esquema. Parte dos dados j� est�o sendo periciados por uma equipe da Pol�cia Federal em Minas.

CPI dos Correios
No depoimento no ano passado, Val�rio afirmou ter havido um repasse de aproximadamente R$ 100 mil para a empresa de Godoy. Ao investigar o mensal�o, a CPI dos Correios detectou, em 2005, um pagamento feito pela SMPB, ag�ncia de publicidade de Val�rio, � empresa de Freud Godoy. O dep�sito foi feito, conforme informou a CPI, em 21 de janeiro de 2003, no valor de R$ 98,5 mil.

O operador do mensal�o n�o detalhou, em setembro passado, quais seriam esses "gastos pessoais" do ex-presidente. O dinheiro teria sido gasto no primeiro m�s de governo quando "ainda n�o se sabia como usar o cart�o corporativo", disse Val�rio no depoimento. Na tentativa de embasar a acusa��o, Val�rio entregou c�pia do cheque destinado � empresa Caso e emitido pela SMPB Propaganda.

Dinheiro para campanha
Freud Godoy afirmou que o dinheiro serviu para o pagamento de servi�os prestados durante a campanha eleitoral de 2002 por sua empresa. Esses servi�os, admitiu Godoy � �poca da CPI, n�o foram formalizados em contrato e n�o houve contabiliza��o das despesas. O "faz-tudo" de Lula afirmou, em resposta �s acusa��es feitas por Val�rio, que suas contas foram devassadas pelos �rg�os de controle. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: atarde.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir