Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-04-2013

Calypso, Francisco e Simpsons
O ser humano � assim. Tem suas opini�es, nem sempre as divulga, mas gosta de observar opini�es alheias. Talvez para fazer um consenso. No m�nimo, para saber o que os outros pensam, para perceber para que lado e para onde os ventos estejam soprando.
Calypso, Francisco e Simpsons

Nutro um certo respeito pelas celebridades que, sabendo-se formadores de opini�o, abrem o verbo, assumindo todos os riscos. Leio, por exemplo, que a vocalista da Banda Calypso num rasgo de sinceridade, em entrevista ao jornalista Bruno Astuto na Revista �poca, fala sobre os seus f�s gays. Na opini�o do entrevistador, ela sai do tom quando diz: "Tenho muitos, mas a B�blia diz que o casamento gay n�o � correto, e sou contra." (�poca no. 775, P�g. 74).

Joelma saiu do tom e, naturalmente, provocou uma saraivada de tiros em sua dire��o. Para citar apenas um atirador, Aguinaldo Silva, o autor de telenovelas, puxou o gatilho, sob os protestos dos f�s da loira: "Ela canta mal, rebola mal, se veste mal e quando abre a boca ..."

Penso que a vida seria mais simples se a gente discordasse das opini�es alheias sem partir para a ofensa pessoal. No caso do dramaturgo � e ele sabe muito bem � a sua opini�o sobre a vocalista est� longe de ser unanimidade. Calypso est� na estrada h� uns 14 anos e se n�o caiu no meu gosto e nem no seu, milh�es a curtem a despeito da minha e da sua opini�o, n�o � verdade?

Leio tamb�m que o rec�m-escolhido l�der da Igreja Cat�lica tem a mesma opini�o da celebridade acima mencionada. Est� l�: "Papa Francisco � contra casamento gay e diz que � �movimento do diabo�"( Google). Bom, a gente sabe que ele afirma isso em nome de uma organiza��o milenar- a Igreja. E os que discordam saem disparando: "...uma opini�o arcaica, desatualizada, caduca e que n�o merece considera��o... " Pode ser. O problema para alguns � que n�o d� para pedir a ren�ncia do Papa por ter essa opini�o t�o... "homof�bica". Ele vai continuar pensando assim indiferente aos que n�o comungam com essa ideia, n�o � verdade?

E onde entra "Os Simpsons" nisso?

Pois �. Chega-me a informa��o, via Revista Comunh�o (NO. 185): "Desenho �Os Simpsons� � multado por epis�dio com B�blia sendo queimada e Deus servindo caf� ao Diabo". Ora, quem conhece sabe que esse famoso cartum usa e abusa do humor, da par�dia e do deboche para divulgar suas opini�es... E na ilustra��o gr�fica da revista, l� est� o simp�tico Homer Jay Simpson com um exemplar da B�blia Sagrada � o livro dos crist�os - na m�o direita e o isqueiro aceso na esquerda, num gesto nada simp�tico aos que professam a f� crist�. A nota informa que a multa foi no valor de 22.600 euros, aplicada ao canal de televis�o turco CNBC. Evidente que uma multa n�o vai mudar a opini�o dos autores desse epis�dio dos Simpsons, tido como desrespeitoso, n�o � verdade?

Sou da opini�o de que a B�blia n�o precisa de defensores humanos. Dada a sua natureza e a sua origem, ela tem no seu Autor o seu mais l�dimo defensor. Suas palavras est�o a� e continuar�o assim ao sabor de abalizadas ou de levianas interpreta��es. De minha parte, eu recuso o papel de combatente do livro. A B�blia � a B�blia e ponto final.

Enfim, das tr�s opini�es apresentadas neste artiguete, j� percebemos que a Joelma da Calypso e o Papa Francisco beberam da mesma fonte. J� a terceira opini�o nos pareceu bastante emblem�tica aplicada ao contexto: j� que existe um livro t�o incomodativo, por que n�o destru�-lo?

Entretanto, � preciso alertar ao desavisado pessoal do isqueiro: Muitos j� tentaram, e se queimaram feio...

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Silvio Gomes Silva    |      Imprimir