Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2013

Idosa morre após fazer exercícios em academia popular na Serra, ES
Testemunhas contam que funcionários de unidade de saúde negaram ajuda. Secretaria de Saúde diz que socorro foi feito, mas aposentada não resistiu.
Idosa morre após fazer exercícios em academia popular na Serra, ES
Foto: g1.globo.com

Uma idosa morreu após infartar dentro de uma academia popular no bairro Feu Rosa, na Serra, Grande Vitória, na manhã desta quarta-feira (24). Dona Hilda fazia exercícios quando caiu em cima de um aparelho de ginástica, sentindo-se mal. Testemunhas contaram que a equipe de um posto de saúde, que fica em frente à praça onde está a academia, foi solicitada para socorrê-la, mas demorou a chegar. Já a Secretaria de Saúde do município afirmou que a idosa foi socorrida por uma auxiliar de enfermagem e encaminhada, imediatamente, para a unidade de saúde onde dois médicos tentaram reanimá-la, mas ela não reagiu aos estímulos.
Pessoas que estavam na academia relataram que assim que dona Hilda caiu em cima do aparelho, um homem que passava pela praça pediu ajuda na unidade de saúde próxima, mas o socorro foi negado. Ele ainda foi em um posto da Polícia Militar, mas também não conseguiu nenhum auxílio. A idosa só foi atendida na unidade 20 minutos depois de passar mal. "Ela mexia, respirava, mas depois parou tudo. O socorro demorou demais. Na unidade eles falavam que não podiam ir onde ela estava", explicou a dona de casa Tamires Vidal.

Mas a auxiliar de enfermagem da unidade de saúde, Helena de Oliveira, afirmou que a aposentada foi atendida corretamente. "O socorro foi prestado com certeza. Mesmo se não tivesse médico no momento e fosse preciso chamar uma ambulância, nós chamaríamos. Fomos profissionais na hora e tudo que nos competia, fizemos", disse.
O filho de dona Hilda, Adilson Prates, só conseguiu chegar ao local horas depois. Ele disse que saiu cedo para o trabalho e não se despediu da mãe. "Ela não estava reclamando de nada. Antes de sair para trabalhar, nem deu tempo de eu dar bença a ela", contou.
A família explicou que a idosa era hipertensa e fazia acompanhamento na mesma unidade onde o socorro teria sido negado. Para a autônoma Sizenândia Lopes, frequentadora da academia popular, falta orientação para quem faz exercícios no local. "Não há nenhum profissional autorizado para orientar quem faz os exercícios na academia, então, ao invés de melhorar, acaba se tornando um risco. A pessoa pode ser diabética, hipertensa, e acabar passando mal", disse.
Em resposta para a reclamação da moradora, a Secretaria de Saúde da Serra explicou que a Academia Popular da Pessoa Idosa simula atividades do cotidiano com exercícios de baixo impacto, e que um professor de educação física fica à disposição para orientação nas terças, quintas e sextas-feiras.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir