Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-04-2013

Letta inicia reuniões com partidos para formar governo
Enrico Letta, dirigente da esquerda moderada designado pelo presidente italiano para formar governo, começou hoje as consultas com os partidos políticos para formar um novo executivo em Itália.
Letta inicia reuniões com partidos para formar governo
Foto: www.dn.pt

Até agora vice-secretário do Partido Democrata (PD), Letta, de 46 anos, começou as consultas, que decorrem na Câmara de Deputados, com os dirigentes do partido Esquerda Ecologia e Liberdade (SEL), liderado por Nichi Vendola, até agora aliado do PD.

Após a reunião, Vendola, que é também presidente da região de Puglia (sul), disse que o seu partido estará na oposição, porque considera errado um governo de ampla maioria, com a presença dos grandes partidos, num momento como o atual, em que os cidadãos pedem mudanças e uma nova forma de fazer política.

O líder do SEL assegurou que o grupo não fará uma oposição populista e acrescentou que o futuro executivo tem, entre outras coisas, de enfrentar a crise económica que se vive no país e dar uma resposta aos chamados "esodati", termo que designa as dezenas de milhares de trabalhadores numa situação de "limbo" laboral devido à alteração da idade de reforma.
O governo terá também de discutir com a Europa a política de austeridade, recusada pelo SEL, e mudar a lei eleitoral, acrescentou Vendola.
A
pós Vendola, Letta reuniu-se com o grupo misto do Senado e da Câmara de Deputados, de que faz parte o líder do pequeno partido do Alto Adigio (subTirol), Subtiroler Volkspartei.
Durante a manhã, encontrou-se também com Giorgia Meloni, que foi ministra de Silvio Berlusconi e atualmente dirige o partido de direita "Fratelli dItalia" (Irmãos de Itália), e com dirigentes da minoria linguística do Valle de Aosta.

Meloni anunciou que o seu grupo não apoiará o governo de Letta, considerando que um executivo de ampla maioria não resolve os problemas, mas mostrou-se disposta a apoiar a reforma da lei eleitoral e a votar com o governo a em temas como o emprego.

Letta ainda se reunirá hoje com os líderes do partido do primeiro-ministro em funções, Mario Monti, e com os da Liga Norte.

O grupo de Monti já anunciou a disponibilidade para apoiar o executivo, enquanto a Liga Norte ainda não decidiu e está à espera do encontro de hoje.

À tarde, reunir-se-á com os porta-vozes no Senado e na Câmara de Deputados do Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, Giuseppe Schifani e Renato Brunetta; do PD, Luigi Zandi e Roberto Speranza; e do Movimento 5 Estrelas, Claudio Crimi e Roberta Lombardi.

O PDL e o PD anunciaram a sua disponibilidade para apoiar o executivo, enquanto o Movimento de Beppe Grillo votará contra.

Letta aceitou formar governo, mas alertou que não o fará "a qualquer preço".
Os encontros de hoje servirão para confirmar se conta com o apoio necessário para formar governo, que já denominou "Governo de serviço ao país".

Fonte: www.dn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir