Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-04-2013

Seul propõe diálogo oficial a Pyongyang por bloqueio de Kaesong
O governo da Coreia do Sul fez nesta quinta-feira a sua primeira oferta formal de diálogo à Coreia do Norte para resolver o bloqueio do complexo industrial conjunto de Kaesong, e prometeu tomar "medidas sérias" se não receber uma resposta.
Seul propõe diálogo oficial a Pyongyang por bloqueio de Kaesong
Foto: portuguese.ruvr.ru

"Enviamos uma oferta oficial à Coreia do Norte para realizar uma reunião de trabalho a fim de debater as maneiras de normalizar o paralisado complexo industrial de Kaesong", explicou o Ministério da Unificação em comunicado.

É a primeira proposta oficial de Seul a Pyongyang para manter conversas, após expressar em várias ocasiões sua vontade de dialogar com o regime de Kim Jong-un para pôr fim ao bloqueio do único projeto intercoreano em vigor.

O Ministério da Unificação sul-coreano ressaltou que Seul não terá outra escolha que a de "tomar medidas sérias" na hipótese de Pyongyang não responder à oferta de diálogo, mas não deu mais detalhes.

Uma porta-voz dessa pasta se recusou a dar mais informações à agência EFE, mas disse que a manhã de sexta-feira é a data-limite para que a Coreia do Norte dê uma resposta.

A proposta de diálogo ao Norte também incluiria, segundo o ministério, "a provisão de ajuda humanitária" aos quase 200 empregados sul-coreanos que permanecem em Kaesong desde que a Coreia do Norte interrompeu, no último dia 5, as atividades do complexo, retirando os seus trabalhadores em plena tensão regional.

No total, 123 empresas sul-coreanas fabricam diversos produtos no complexo industrial de Kaesong com a mão de obra de aproximadamente 54 mil trabalhadores do Norte.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir