Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-04-2013

Confrontos entre grupo armado sunita e policiais deixam 12 mortos no Iraque
Pelo menos 12 pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em confrontos entre um grupo armado sunita e policiais, que explodiram ontem � noite e ainda seguem intensos na cidade de Mossul, situada no norte do Iraque.
Confrontos entre grupo armado sunita e policiais deixam 12 mortos no Iraque

Uma fonte dos servi�os de seguran�a confirmou nesta quinta-feira � Ag�ncia Efe que nove combatentes e tr�s policiais morreram nesses �ltimos confrontos, enquanto os feridos s�o todos agentes.

Al�m das v�timas, 13 milicianos foram detidos pelas autoridades, que tamb�m apreenderam um grande n�mero de armas.

Os confrontos foram iniciados no momento em que v�rias delegacias de Mossul foram invadidas pelo grupo armado, formado por membros tribais revoltados com a Pol�cia e o Ex�rcito pelo ataque contra manifestantes sunitas ocorrido h� dois dias em Kirkuk.

Os centros policiais atacados est�o localizados nos distritos de Al Rifai, 17 de Julio, Al Islah, Al Musel al Yadida e Al Haramat, de Mossul, cidade de maioria sunita situada a 400 quil�metros de Bagd�.

Por conta do clima de tens�o na regi�o, o governo enviou refor�os militares e policiais antidist�rbios � cidade, onde um toque de recolher tamb�m foi imposto na tentativa de restabelecer a calma.

A onda viol�ncia, que foi iniciada a partir do incidente em Kirkut, se estendeu por v�rios pontos do Iraque ap�s o ataque da �ltima ter�a-feira por parte das for�as da ordem contra uma pra�a no povoado Hueiya, em Kirkuk, onde pelo menos 26 pessoas morreram e 155 ficaram feridas.

Nesta manh�, um grupo armado sunita boicotou um oleoduto que leva petr�leo em dire��o a Turquia na �rea de Telul al Bach, a 100 quil�metros ao norte de Tikrit, capital da prov�ncia de Salah ad-Din (norte), o que ocasionou o corte da provis�o.

Al�m disso, pelo menos um soldado morreu em um ataque armado contra um comboio militar em Albu Uyail, a 15 quil�metros de Tikrit.

Outros dois militares tamb�m ficaram gravemente feridos nessa mesma prov�ncia, de maioria sunita, pelo impacto de uma bomba contra um posto de controle na regi�o de Yatrib.

J� na �rea de Suleiman Bek, a 80 quil�metros de Tikrit, um grupo de armado sunita explodiu uma delegacia no povoado de Bastamli ap�s ter expulsado os agentes que se encontravam em seu interior.

Suleiman Bek est� desde ontem sob o controle de milicianos tribais sunitas, que tamb�m tomaram as aldeias pr�ximas de Mastul e Lakum.

Esta regi�o, de maioria �rabe sunita e turcomana, tamb�m se mostra estrat�gica, j� que est� situada na rota que une Bagd� com as prov�ncias do norte do pa�s.

Desde o �ltimo m�s de dezembro, a prov�ncia de Salah ad-Din foi palco de manifesta��es de sunitas contra o governo do primeiro-ministro, o xiita Nouri al Maliki.

Os sunitas se queixam da discrimina��o que dizem sofrer por parte do Executivo e defendem a liberta��o dos detidos sem acusa��es, a suspens�o de senten�as de pena de morte e a anula��o da lei antiterrorista.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir