Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-04-2013

Xi Jinping se reúne com o presidente da França
O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nesta quinta-feira (25) em Beijing o presidente da França, François Hollande.
Xi Jinping se reúne com o presidente da França
Foto: portuguese.cri.cn

Os dois concordaram em manter as relações com base no respeito mútuo e desenvolver uma cooperação de benefício recíproco para aprofundar a parceira estratégica.

Xi Jinping apontou que a China e a França compartilham do espírito de independência e se dedicam ao desenvolvimento do país e melhoria da vida do povo. Ambos defendem a multipolarização e o multilateralismo.

No cenário atual em que os países se ligam uns aos outros e os emergentes ascendem, a China e a França devem se apoiar e aprofundar as cooperações, para impulsionar a democratização do poder mundial e estabelecer uma ordem internacional justa.

O presidente chinês reafirmou que as duas partes devem reforçar comunicações e contatos, além de considerar os interesses vitais e as preocupações de cada um. Em uma perspectiva de longo prazo, devem buscar a ampliação das áreas da parceira e aumentarem a cooperação comercial. Xi Jinping disse ainda esperar que os dois lados fortaleçam coordenação nos assuntos internacionais.

Hollande, por seu lado, afirmou que a França e a China são países responsáveis e por isso, face aos desafios globais, devem reforçar o diálogo e a cooperação para promover a governança mundial e manter a paz e prosperidade do mundo. Ele sublinhou que a França respeita a soberania e integridade territorial da China, bem com o seu desenvolvimento pacífico.

Os dois líderes chegaram a um consenso para intensificar o intercâmbio e cooperação, não apenas com manutenção do encontro anual dos chefes do Estado e criação do mecanismo do diálogo financeiro, mas ainda com assinatura dos acordos cooperativos, que envolvem os setores de inovação tecnológica, proteção do meio ambiente, sustentabilidade das cidades, cultura, energia nuclear e aviação.

Tradução: Isabel Shi
Revisão: José Medeiros da Silva

Fonte: portuguese.cri.cn
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir