Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-04-2013

PB: operação desarticula quadrilha que dava golpes com cheques clonados
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Paraíba, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal conseguiu desarticular uma quadrilha de caminhoneiros que dava golpes com cheques clonados em vários Estados do País.
PB: operação desarticula quadrilha que dava golpes com cheques clonados
Foto: midiacon.com.br

A "Operação Rota 171" prendeu acusados na Paraíba, Maranhão e São Paulo.

Foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Campina Grande 11 mandados de prisão e apreensão. De acordo com o delegado-regional Marcos Paulo Vilela, as investigações começaram a partir de um golpe aplicado com um cheque clonado em um posto de combustíveis de Campina Grande (PB). "Nós queríamos descobrir quem eram essas pessoas que tinham praticado o golpe nesse estabelecimento. A partir daí conseguimos expandir a investigação e desvendar uma grande rede criminosa no País", disse o delegado.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Defraudações de Campina Grande, Iasley Almeida, o escritório central da quadrilha funcionava em São Paulo. No local, eram montadas as matrizes e fabricados os cheques que, após serem clonados, eram distribuídos entre os caminhoneiros que solicitavam os talões. "Com os cheques falsos em mãos, os golpistas abasteciam seus caminhões em postos de combustíveis, mas nunca no valor total. O intuito era justamente aplicar uma parte do dinheiro para receber o troco em espécie", explicou.

As investigações apontam que os cheques eram remetidos via aérea de São Paulo para os golpistas. Muitos caminhoneiros chegavam a viajar com mais de 50 cheques, cada um no valor acima de R$ 1 mil. Os golpes eram aplicados em postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais localizados nas rodovias federais e estaduais por onde os caminhoneiros passavam.

Para desarticular a quadrilha, agentes de investigação da Delegacia de Defraudações de Campina Grande foram até São Paulo, para fechar o escritório central dessa organização criminosa e prender Ezequiel Moreira de Oliveira, mentor da quadrilha. "Nós temos filmagens de membros desse grupo recebendo esses cheques no setor de encomendas de empresas aéreas", disse o delegado Iasley Almeida.

Além de Ezequiel, foram presos Roberto Carlos Ferreira dos Santos, Paulo Roberto Alves de Araújo e Wellington Dias do Nascimento – este preso em Betim (MG).

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir