Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 26-04-2013

Jovem do ES procura doador de medula óssea em rede social
Andressa Ravani, de 18 anos, descobriu leucemia há 1 ano. Ela espera mobilizar doadores compatíveis na internet.
Jovem do ES procura doador de medula óssea em rede social
Foto: g1.globo.com

A jovem Andressa Ravani, de 18 anos, descobriu estar com leucemia há 1 ano e mobiliza pessoas pelo Facebook para fazerem o cadastro e espera encontrar um doador compatível. Ela mora em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, e, desde que começou o tratamento da doença, usa a rede social nesta empreitada. Ela conseguiu trazer uma unidade do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) à cidade.

Andressa busca um doador para que seja feito o transplante de medula, única forma de cura. As chances de achar o doador compatível são de um para cada cem mil pessoas. Mesmo com essa estimativa, ela não desistiu e iniciou sua busca na internet. "Vi que o Facebook era o meio mais prático de tentar mobilizar as pessoas para fazerem o cadastro. E com quase um ano, já consegui com que muita gente fizesse", disse Andressa. Já são mais de 200 cadastrados entre amigos, familiares e desconhecidos que foram até Vitória, no Hemoes.

E para aquelas que não podem ir à capital, a jovem conseguiu levar a Cachoeiro uma unidade do Hemocentro, que desde esta quinta-feira recolhe sangue para cadastramento. A viagem foi possível devido a um pedido da família a uma instituição de ensino. "Não tenho nem palavras para agradecer, pois tem muita gente que não me conhece e se mobilizou com a história", contou.

A unidade que está no Centro Universitário São Camilo permanece até o final da tarde de hoje. Somente ontem foram realizados mais de 300 cadastramentos. "Estou muito feliz, pois isso vai ajudar pessoas que precisam do transplante, assim como eu", disse a jovem.

Cadastro

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 54 anos, deixar uma amostra de 5 ml de sangue, que será enviado para um banco nacional de cadastrados. Não há peso mínimo e não é preciso estar em jejum.

Serviço

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo - HEMOES
Endereço: Av. Marechal Campos,1468, Maruípe, CEP: 29040-090 - Vitória/ES
Telfone:(27) 3137-2462 / 3137-2463 Fax: (27) 3137-2455

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir