Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-04-2013

Suspeito de atentado em Boston é transferido de hospital a prisão
O suspeito do atentado na Maratona de Boston Dzhokhar Tsarnaev foi transferido para um centro médico prisional do hospital onde ele estava desde sua prisão, há uma semana, enquanto se recupera de ferimentos de bala, disseram autoridades dos EUA nesta sext
Suspeito de atentado em Boston é transferido de hospital a prisão
Foto: br.reuters.com

O rapaz de 19 anos de origem chechena, ferido em um tiroteio durante a noite com a polícia em 18 de abril, horas após as autoridades divulgarem fotos dele e de seu irmão mais velho como suspeitos, foi acusado formalmente na segunda-feira e pode enfrentar pena de morte se for condenado. Seu irmão, Tamerlan Tsarnaev, 26 anos, morreu no tiroteio.

Autoridades da cidade de Nova York disseram na quinta-feira que Dzhokhar disse aos investigadores no hospital que depois que o FBI divulgou suas fotos, a dupla fez um plano improvisado para dirigir até Nova York e detonar mais bombas em Times Square. Nova York está em alerta desde os ataques de 11 de setembro de 2001 e Times Square, em Manhattan, foi alvo de uma tentativa de atentado por um cidadão norte-americano nascido no Paquistão, em maio de 2010.

Parlamentares dos EUA estão exigindo respostas de autoridades de segurança sobre o que poderiam ter sabido sobre os irmãos, particularmente Tamerlan, antes do atentado com bombas na linha de chegada da maratona, que matou três pessoas e feriu outras 264. Em 2011, a Rússia pediu ao FBI para interrogar Tamerlan devido a preocupações de que ele poderia ter sido um militante islâmico.

"É evidente que não foi feito o suficiente a fim de monitorar as atividades aqui, especialmente pelo fato de que não recebemos um aviso, mas vários", disse o deputado dos EUA Ed Royce, republicano que lidera o Comitê de Relações Exteriores da Câmara, à CNN.

TRANSFERÊNCIA PARA PRISíO

Na madrugada de quinta-feira, as autoridades transferiram Dzhokhar Tsarnaev para Fort Devens, Massachusetts, do Centro Médico Beth Israel Deaconess, onde algumas das vítimas também estavam sendo tratadas. Devens fica a 63 quilômetros a oeste de Boston.

A carceragem é especializada em presos que necessitam de cuidados de saúde física ou mental em longo prazo, de acordo com o site do Federal Bureau of Prisons. Atualmente, a unidade possui cerca de 1.000 prisioneiros.

"O Serviço de Segurança dos EUA confirma que Dzhokhar Tsarnaev foi transportado do Centro Médico Beth Israel Deaconess e agora está confinado na unidade FMC Devens do Serviço de Prisões, em Ft. Devens, Massachusetts", afirmou o porta-voz Drew Wade nesta sexta-feira.

Autoridades dizem que os irmãos detonaram duas bombas caseiras na maratona. Três dias depois, o FBI e a polícia identificaram os homens em fotos e vídeos feitos no local.

Os irmãos também são suspeitos de matar a tiros o segurança do Instituto de Tecnologia de Massachusetts Sean Collier, 26 anos, em 18 de abril e, em seguida, sequestrar um homem em um carro, que eles planejavam dirigir a Nova York.

Os pais dos irmãos, Anzor Tsarnaev e Zubeidat Tsarnaeva, disseram a jornalistas na quinta-feira em Makhachkala, capital do Daguestão, região da Rússia, que eles acreditavam que seu filho era inocente. O pai contou que planejava viajar para Boston para enterrar Tamerlan.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir