Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 28-04-2013

Smartphone supera celular comum em vendas
Do total de 418,6 milh�es de celulares que sa�ram das f�bricas, 51,6% eram smartphones.
Smartphone supera celular comum em vendas
Foto: pt.kioskea.net

Os "feature phones" - aqueles celulares mais simples, sem sistema operacional - est�o caindo em desuso. Uma pesquisa mundial divulgada pela consultoria IDC revelou que, no primeiro trimestre deste ano, pela primeira vez, esses aparelhos foram superados pelos smartphones - os celulares inteligentes, dotados de plataforma operacional que permite baixar aplicativos. Do total de 418,6 milh�es de celulares que sa�ram das f�bricas, 51,6% eram smartphones.

O resultado da pesquisa � o reflexo da crescente competitividade do mercado de smartphones. Antes dominado pela Apple (respons�vel por introduzir essa categoria no segmento de celulares em 2007), o cen�rio, hoje, apresenta a Samsung na lideran�a e marcas asi�ticas como LG, Huawei e ZTE avan�ando nesse segmento. Essas companhias mant�m um portf�lio mais diversificado, voltado n�o s� para os aparelhos mais completos e caros, como para os mais acess�veis, destinados �s pessoas que querem aposentar seus feature phones. "Os usu�rios de celular querem um computador em seus bolsos. A era dos telefones usados primeiramente para fazer liga��es e enviar mensagens de texto est� rapidamente desaparecendo", disse Kevin Restivo, analista global da IDC, em comunicado.

No Brasil, o mercado ainda � dominado pelos celulares mais simples. Eles responderam por 73% das vendas em 2012. A expectativa � de que a reviravolta deve ocorrer, por aqui, em 2014 ou talvez no fim deste ano.

A estimativa da IDC � que o Pa�s termine 2013 ainda com 56% de feature phones. "A tomada da lideran�a pelos smartphones pode acontecer antes por conta dos movimentos agressivos que est�o ocorrendo no mercado. O pre�o dos feature phones est� ficando cada vez mais pr�ximo ao dos smartphones (mais b�sicos)", diz Bruno Freitas, gerente de pesquisa da IDC no Brasil.

O smartphone Galaxy Pocket, por exemplo, pode ser encontrado por cerca de R$ 350. O aparelho da Samsung tem tela de 2,8 polegadas sens�vel ao toque e vem com sistema Android, c�mera de 2 megapixels e r�dio (um recurso nativo nos celulares comuns com o qual o usu�rio j� estava acostumado).

Disputa. A Samsung � hoje a l�der no mercado de smartphones brasileiro. A participa��o da empresa sul-coreana no Pa�s subiu de 9,6% em 2010 para 42,4% em 2012, de acordo com a consultoria Gartner. A LG aparece em segundo lugar, com 13,3%, e a Apple, em terceiro, com 9,1%.

Um dos movimentos curiosos que o ranking da Gartner mostra � a dram�tica queda da Nokia no Pa�s. A marca tinha praticamente 50% do mercado cerca de tr�s anos atr�s e encerrou 2012 com 8,7% do segmento de smartphones. Ela espera recuperar o espa�o perdido com sua nova linha de dispositivos com Windows Phone 8, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

Ao lan�ar o Nokia Lumia 920 no Brasil, em fevereiro deste ano, o presidente da empresa finlandesa no Pa�s, Almir Luiz Narcizo, disse que a marca ia se reerguer na regi�o e ainda amea�ou: "Cuidado, Apple. Cuidado, Samsung".

O Lumia 920 � um aparelho que tem o pre�o sugerido de R$ 1.999 - mesma faixa dos smartphones sofisticados das outras marcas. O desafio global da empresa, nesse caso, � fazer o consumidor que j� est� habituado a outra plataforma (Android ou iPhone) migrar para o mundo dos "blocos din�micos", interface do Windows 8.

O mesmo dilema enfrenta a BlackBerry com seu Z10, que come�a a ser vendido em maio. A disputa ser� �rdua. As informa��es s�o do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: www.odiario.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir