Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 28-04-2013

Descoberta de par de estrelas reforça teoria da Relatividade de Einstein
Equipe internacional de cientistas publicou achado na revista "Science". Imagem mostra estrela de nêutrons orbitada por uma anã-branca.
Descoberta de par de estrelas reforça teoria da Relatividade de Einstein
Foto: g1.globo.com

Um raro par de estrelas, descoberto no observatório óptico de Cerro Paranal, no deserto do Atacama, no norte do Chile, permitiu confirmar até agora a teoria da relatividade de Albert Einstein, informou nesta quinta-feira (25) o Observatório Europeu Austral (ESO). O estudo foi publicado nesta sexta-feira (26) na revista "Science".

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu "uma estrela de nêutrons, a mais maciça encontrada até agora, orbitada por uma anã-branca", uma estranha formação que permitiu comprovar a teoria da relatividade de Einstein. "Até agora, as novas observações se encaixam exatamente nas previsões da relatividade geral e são inconsistentes com algumas teorias alternativas", acrescentou.

Pulsares são estrelas de nêutrons que giram e emitem ondas de rádio, captadas na Terra pelo potente telescópio Green Bank Telescope e outros radiotelescópios, o que permitiu investigar o par de estrelas e pôr à prova os limites da teoria física.

A teoria da relatividade geral de Einstein, que explica a gravidade como uma consequência da curvatura espaço-tempo, criada pela presença de massa e energia, passou em todas as provas desde que foi apresentada pela primeira vez há quase cem anos, destacou o comunicado.

"Nossas observações em rádio eram tão precisas que já pudemos medir uma mudança no período orbital de 8 milionésimos de segundo por ano, exatamente o que prevê a teoria de Einstein", afirmou o cientista português Paulo Freire, um dos astrônomos que participaram do estudo. Este pulsar tem apenas 20 km de tamanho e faz parte dos restos da explosão de uma supernova.


Concepção artística do pulsar (resto da explosão de uma supernova) PSR J0348+0432 e da sua companheira anã branca (Foto: Divulgação/ESO)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir