Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-04-2013

A 3 meses da vinda do Papa, situação é precária em Guaratiba, diz vereador
Comissão da Câmara de Vereadores vistoriou bairro na Zona Oeste do Rio. Região enfrenta problemas de infraestrutura, saneamento e transporte.
A 3 meses da vinda do Papa, situação é precária em Guaratiba, diz vereador
Foto: g1.globo.com

O bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, vai receber cerca de 2,5 milhões de peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Apesar do destaque que ganhou desde que foi escolhido para ser um dos palcos do encontro dos fiéis com o Papa Francisco, a região sofre com a falta de infraestrutura. Vereadores que integram a Comissão Especial da Câmara fizeram nesta sexta-feira (26) uma visita no entorno do sítio, onde será celebrada a vigília e a missa. A menos de três meses da chegada do pontífice, as autoridades afirmaram que a situação da região é precária.

"As obras dentro do terreno estão andando, o problema é a estrutrura do lado de fora, que está precária e atrasada. Mas o momento é simbólico, pois a vinda do Papa fará Guaratiba virar referência, todos vão querer visitar o bairro onde o Papa passou em sua primeira viagem internacional, Guaratiba vai virar ponto turístico. Transtornos vamos ter como todas as cidades-sede das Jornadas, mas o evento vai fomentar o comércio local e o turismo", disse o vereador Carlo Caiado (DEM), presidente da comissão.

De acordo com a comissão de vereadores, todas as ações no entorno dos Atos Centrais, os principais eventos da Jornada, são de responsabilidade da Prefeitura do Rio. Apenas o que se refere ao interior do terreno diz respeito à Arquidiocese. Os vereadores analisaram questões de mobilidade, saneamento e atendimento médico.

"Temos que fiscalizar todas as ações necessárias para o evento, mas Guaratiba é o nosso foco. Queremos minimizar os efeitos para os moradores e, ao mesmo tempo, buscar o legado que isso deixará para a cidade", falou Caiado.

Infraestrutura

Segundo o presidente da comissão, foi feita uma proposta para o prefeito Eduardo Paes de uma reforma na entrada do terreno de Guaratiba. "A Estrada da Matriz recebeu apenas asfalto, mas ainda precisa de calçada, acostamento, meio-fio, ciclovia e tratamento paisagístico. Além disso, a iniciativa da Rioluz de aumentar a iluminação local, que é precária e antiga, ainda não foi concluída", declarou Carlo Caiado.

Outra preocupação da comissão é a mobilidade, o maior desafio das autoridades. A comissão vai se reunir com a secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, para definir a ampliação dos ônibus do sistema BRT.

Dragagem de rio será legado

A região de Guaratiba não tem saneamento básico e passa regularmente por enchentes, além dos moradores sofrerem com a má distribuição de água. A comissão de vereadores diz que em três meses não é possível realizar uma obra de saneamento, e por isso será feita apenas uma ação paliativa. A ponte do Rio Piraquê também receberá uma reforma.

"A dragagem será um legado para o bairro. Conseguimos a liberação da limpeza de três canais do Rio Piraquê, que fica na Estrada do Mato Alto. A ideia é retirar o lodo e desobstruí-lo para possibilitar maior fluidez para a quantidade de resíduos que, com certeza, vai aumentar em julho. Vão ser colocadas também manilhas. São quatro meses de operação. As obras começaram semana passada, logo já sabemos que não vai terminar até a Jornada".
Saúde

Dentro do terreno onde acontecerão os atos da Jornada, serão distribuídas tendas com profissionais da saúde que serão coordenadas pela Arquidiocese. Para garantir o atendimento médico dos peregrinos também fora do terreno, a comissão vai propor que a Prefeitura do Rio dê suporte instalando outras tendas de campanha pela via. O Hospital Pedro II será a unidade que vai receber os peregrinos que passarem mal durante o evento.

A expectativa da comissão é pela audiência pública no mês de maio, na Câmara dos Vereadores, onde vão receber as estratégias de cada esfera pública. A Jornada Mundial da Juventude vai acontecer entre os dias 23 e 28 de julho.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir